sábado, 2 de outubro de 2010

Tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito no bairro Rosário em Ilicinea





     A Associação do Congo  Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e CAC Nossa Senhora do Rosário  promovem a tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito do bairro Rosário  que acontece todos  os anos em Ilicínea no mês de outubro. Hoje dia 02 de outubro  de 2010 levanta-se as bandeiras às 16 horas e às 19 horas completa o Tríduo a Nossa Senhora do Rosário que começou dia 30 de setembro. As danças da Congada serão  dias 07,08,09,10,11 e 12 de outubro a partir das 12 horas. Domingo dia 10 às 15 horas haverá procissão saindo da capela Nossa Senhora do Rosário passando pelas ruas Maranhão, Oiapoc, 13 de Maio, Minas Gerais, Boa Esperança, voltando à Capela, com Celebração Eucarística às 16 horas. Dia 12 de Outubro último dia da dança com a Descida das bandeiras às 16 horas.
     A Associação do Congo Nossa Senhora do Rosário, é uma sociedade sem fins lucrativos, composta de cidadãos de reconhecida idoneidade moral, sem discriminação religiosa e político  partidário, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com sede  à rua Edson Bernardes Vilela número 129 no bairro Bela Vista em Ilicinea tendo 95 associados. A ACNSR tem por finalidade: desenvolver a cultura  Ilicinense  preservando o Congo como folclore Ilicinense; prestar sua colaboração às  festividades cívicas, religiosas e sociais; cooperar para o maior brilhantismo nas festividades culturais; prestar homenagens às festividades de ¨Nossa Senhora do Rosário e São Benedito¨. A Associação foi fundada em 22 de junho de 1995 com Assembléia Geral coordenada pela Emater MG  elegendo o  primeiro presidente Vitor Mizael de Andrade(Vitor Nazaré) das quais são considerados fundadores aqueles que assinaram na Ata de Fundação da ACNSR  que  é dirigida pelos seguintes órgãos: Assembléia Geral, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.
     A eleição para membro da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal dar-se-a por Aclamação de dois em dois Anos. Em 16 de setembro de 2009 os associados escolheram os atuais  diretores da associação, são eles: Presidente: Cláudio José de Andrade;Vice-presidente: Derly de Souza Benevides; Tesoureiro: Daniel Nunes de Avelar; Vice-tesoureiro:Miguel Arcanjo da Silva ; Secretária: Rosilene Andrade Silva; Vice-secretário: José Nicodemos de Oliveira(Zezão); Conselho Fiscal efetivos: João Batista Martins, Maria Percilia de Jesus Benevides e Sebastião Airton de Andrade; Suplentes de Conselho Fiscal: Maria Aparecida dos Santos e José Anésio dos Santos. Moacir Batista da Silva (Moacir Bó)  nascido em 1941, é um dos mais tradicionais congadeiros de Ilicínea e disse que desde menino acompanhava o avô Benedito Esteves Santana na Congada do Rosário. Por volta de 1948 surgiu os primeiros congadeiros de Ilicinea e Moacir Bó citou alguns deles: Boaventura, Pedro Boaventura, Calixto Boaventura, Jorge Boaventura, Antonio Rosa, Manoel Izá, Gardino Lau, Chiquitinho Lau, José Jorge e o avô dele, Benedito Santana. O primeiro capitão do Congo em Ilicínea foi o senhor Boaventura, após o falecimento dele os filhos continuaram a tradição.
Matéria de Vítor Eugenio.
Fotos: Lucinea Santos






2 comentários:

  1. é a maior e mais bonita manifestação folclórico-religiosa que conheço...tesouro de Minas que devemos preservar...parabéns aos congadeiros e às associações que mantém viva esta riqueza...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos idelizadores dessa festa. Momentos como esses é que garantem a passagem de nossas tradições às gerações futuras, para que a história não se perca. Parabéns! Ainda aguardo aqui nesta página, algo sobre o trabalho do GE33 Congonhas(escoteiros de Ilicinea).
    OReis

    ResponderExcluir