sexta-feira, 29 de outubro de 2010

1º Seminário de Educação Ambiental de Ilicinea






     Hoje dia 29 de outubro de 2010, aconteceu no salão de eventos da Prefeitura Municipal de Ilicínea o  1º Seminário de Educação Ambiental de Ilicinea, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo Sustentável, Secretaria de Educação, Esporte e Cultura com apoio da Fundação Salvia, Eletrobrás, Associação Nordesta, Furnas e Prefeitura Municipal de Ilicinea. O Seminário das 13 as 17 horas contou com a presença de professores do Município de Ilicinea e alguns  convidados dentre eles: a professora aposentada dona Raquel Vilela Morales, a presidenta da Câmara Cleusa Resende, a Polícia Militar,  Apae, Escolas Estadual, Alunos do Pólo UAB de Ilicínea e Guapé, Creches,Equipe do Cras(Assistência Social), Maurinho do Codema, Antonio Marcos( Associação de Moradores APPG), Ailto José de Oliveira(aluno do curso técnico em Meio ambiente da Universidade Federal de Muzambinho) e a Agência Congonhas de Notícias representadas pelo fundador e diretor  Vitor Eugenio de Melo e a fotógrafa da Agência Lucinea Santos, registrando  a presença de 111 pessoas. Cada participante ganhou uma muda de árvore nativa.
    O evento foi dirigido por Geraldo Campos Junior da Eletrobrás Furnas. A abertura com o Hino Nacional na seqüência Shirley Ferreira Lemos, Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, decretou aberto o seminário e agradeceu os participantes e colaboradores. Miguel Inácio Prado, Secretário do Meio ambiente e Turismo Sustentável sugeriu  aos professores que sejam multiplicadores das questões ambientais. A diretora presidente da Associação Nordesta,Neusa Falco Galvão,  falou  da importância desta ONG aliada ao meio ambiente e afirmou que   está construindo em Ilicinea o Centro de Educação Ambiental com  obras à rua Edson Bernardes Vilela, onde contará com sala verde, sala de informática, viveiro de árvores nativas e Secretaria de Meio ambiente e Turismo Sustentável.Tanto a Neusa quanto a Rose foram as representantes da Nordesta no seminário. O Mágico Cristiano  descontraiu os participantes , sinalizando a importância do sorriso que deve nos acompanhar no dia a dia . Antes do lanche o apresentador  do evento, Geraldo Campos descontraiu o público com alongamentos sugeridos para o dia a dia.
    O Seminário teve o último capítulo com a palestra de José Mauro de Souza(Maurinho), instrutor do PICEA-Eletrobrás(Furnas) com o tema Água Fonte de Vida. Maurinho falou sobre a falta de água potável e citou o desperdício como um dos grandes desafios a enfrentar, apresentou conceitos sobre como economizar água. Segundo ele, vários países estão em conflito pela falta da água potável e o Brasil poderá ser a maior potência do 3º milênio já que temos a maior reserva de água doce e a nosso favor a biodiversidade. Outro ponto critico que ele mencionou,  foi o mal uso do solo que interfere diretamente  nos mananciais. Concluindo ele  ressaltou  a falta de interesse dos meios de comunicação em valorizar eventos como este e também  acrescentou a importância dos professores na transmissão destes valores a sociedade. No encerramento o prefeito de Ilicínea Aloísio Borges agradeceu os parceiros envolvidos neste  projeto e salientou a importância da consciência da população nas questões ambientais. Após o seminário   aconteceu uma passeata em favor da natureza envolvendo 116 ciclistas e várias  pessoas. Aos ciclistas foi  sorteada uma bicicleta tendo como ganhador Josias. Furnas distribuiu  1000 mudas de arvores nativas aos participantes do evento.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos.




2 comentários:

  1. espero que o 1º seminario seja um grande passo para o futuro. que ilicinea se torne um exemplo para futuras geraçoes.
    "A natureza da a cada epoca e estação algumas belezas peculiares;e da manha ate a noite como do berço ao tumulo nada mais é que uma sucessão de mudanças tão gentis e suaves que quase não conseguimos perceber os seus progressos"...
    parabens a todos secretarios por este progeto....

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não fomos convidados.Logo a EMATER que trabalha tanto com o Meio Ambiente no município.

    ResponderExcluir