terça-feira, 19 de outubro de 2010

O trabalho da EMATER em Ilicínea


    
     Situada à rua Rita de Cássia 120, a EMATER, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, atende em Ilicinea 952 produtores rurais, sendo também mulheres  e jovens. São dois funcionários atendendo diariamente:  - o tecnico agrícola, Antonio Osvaldo Arantes e a secretária, Silvia Aparecida Costa. Duas vezes por semana, o engenheiro agronômo Reynaldo Rocha Beltran, trabalhando especificamente na Certificação do Café.
     A Emater é uma empresa pública estadual e trabalha juntamente com a Secretaria da Agricultura Municipal, CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), Associações de Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais. O técnico faz visitas diárias às propriedades rurais de acordo com as demandas, fornecendo orientações sem nenhum custo ao produtor rural.Além das visitas a empresa trabalha com o Pronaf, Minas Sem Fome, O PA ( produtos adquiridos na alimentação escolar), Luz para Todos e realiza todo o ano o Circuito Mineiro da Cafeeicultura.
    O CMDRS é um Conselho Municipal da Agricultura, representado pelos presidentes de todas as Associações de Produtores Rurais, pelos funcionários da Emater, pelos representantes da Secretaria da Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social, Secretaria da Agricultura, Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, Secretaria de Transportes, CAPEBE, COOPAPI, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Sindicato dos Produtores Rurais. O CMDRS atua na aprovação de todos os seguimentos da agricultura, tais como: Plano Nacional de Crédito Fundiário(compra de terras), Pronaf, Conab, Minas Sem Fome e o PAA.
     A EMATER, atua em Ilicínea há 26 anos, desde 14 de maio de 1984, na época foi instalada à rua Sergipe número 13. A secretária Silvia Aparecida Costa trabalha na empresa com muita dedicação desde a inauguração em nossa cidade. Ela fala com muita alegria da modernização da mesma, buscando novas parcerias e tecnologia atendendo cada vez melhor a todos os produtores rurais. 
Matéria de Vítor Eugênio.
  
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário