quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um jornalismo ético e sem tendências

     De acordo com o site www.olocutor.com para datas comemorativas através do locutor Antônio Cezar, hoje dia 01 de junho é o Dia Nacional da Imprensa(comemorado por brasileiros, conforme Lei nº 9861 de 13/09/99, para marcar a data da Fundação do ¨Correio Brasiliense¨, que foi lançado como 1º jornal brasileiro em 01/06/1808 pelo diplomata, jornalista e maçom brasileiro, Hipólito José da Costa, a partir da cidade inglesa de Londres, onde esse intelectual do tempo do Brasil Império estava então exilado). E neste dia é importante refletir sobre o trabalho da imprensa dentro de uma consciência crítica onde o conteúdo de um artigo precisa ter ética, transparência, seriedade, coerência e compromisso com a verdade sem tendência. 
     Desde o lançamento do Correio Brasiliense até os dias de hoje houve uma mudança significativa no mundo das informações.Atualmente a Internet é uma das principais fontes informativas, mas nem todas as informações podem ser seguras. A rede mundial de computadores é explorada por qualquer cidadão.Com a liberdade de expressão nem sempre todos estão preparados para informar dentro dos padrões éticos e verídicos. Em 2011, estudantes de jornalismo da Faculdade PUC-Minas de Belo Horizonte desenvolveram o blog ¨Mídia Colaborativa: Uma Análise Critica¨ como sendo um trabalho para disciplina Ética e Critica na Mídia, onde cada um teria que abordar um tema e fazer uma critica aprofundada a respeito. Assim foi escolhido Jornalismo Colaborativo por ser um vertente do Jornalismo que cresce a cada dia mais, principalmente com aumento do acesso à Internet pelas pessoas. No dia 19 de maio de 2011 a jornalista Camila M Bessa postou no blog Mídia Colaborativa um artigo com entrevista de Vítor Eugênio fundador e editor da Agência Congonhas de Noticias de Ilicinea. 
      Eu, Vitor Eugênio entendi que o fato de ser reconhecido em um trabalho da disciplina Ética e Crítica na Mídia pela jornalista em curso da PUC-Minas é um grande incentivo para subir a escada que me levará a alcançar os objetivos planejados com Um Jornalismo Ético e Sem Tendências. Camila Bessa, autora do artigo justificou: ¨Quando vi o trabalho do Vitor pela primeira vez fiquei admirada com a forma que escreve e como tem o dom jornalístico. Transforma tudo em notícia. É preciso valorizar esse tipo de trabalho, pois registrar os acontecimentos de uma cidade é uma das principais formas de manter a sua identidade e das pessoas que nela moram. Parabéns Vítor¨! Acesse o site www.midiacolaborativa.blogspot.com e veja a entrevista completa com o título:  Jornalista por paixão... e opção!!
Matéria de Vítor Eugênio.

4 comentários:

  1. Sempre haverá bons profissionais em todos os setores da sociedade.Os maus,com o tempo são esqueçidos.Não nos preocupemos com eles.Os bons,como voces,serão seguidos e eternamente lembrados,porque o trabalho com ética e seriedade "dá frutos",bons "frutos",

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Vitor Eugênio !!!!!!

    ResponderExcluir