sexta-feira, 24 de junho de 2011

Correios lançou desafio socioambiental a empregados


     Em 2011 não faltaram motivos para os Correios comemorar o Dia do Meio ambiente, celebrado mundialmente no domingo dia 5 de junho.Como forma de reduzir os impactos causados pelas atividades da empresa, sobretudo a emissão de gás carbônico (CO2), a ECT lançou a todos os seus colaboradores o desafio de plantar 20 árvores em cada município brasileiro, visto que os Correios estão presentes em 100% deles. Em Minas, o engajamento dos empregados teve início em abril deste ano. A meta mineira prevê o plantio de mais de 17 mil árvores nativas ou frutíferas, de acordo com as particularidades da biodiversidade local. Nacionalmente, o desafio termina no Dia Mundial do Meio Ambiente em 2012. A ação está alinhada ao Sistema de Gestão Ambiental dos Correios e demonstra o compromisso da empresa com a sociedade no combate à poluição, na redução do consumo de recursos naturais e na conservação da biodiversidade. Além de contribuir para a diminuição dos impactos gerados pela emissão de CO2, a iniciativa irá colaborar com plano de manejo da Fundação de Parques e Jardins das prefeituras dos municípios de Minas Gerais, conforme dados da Assessoria de Comunicação dos Correios DR-MG.

     Em busca de parcerias para atingir os objetivos do programa Sócioambiental dos Correios o atendente comercial de Ilicinea Vitor Eugênio reuniu-se com a gestora de educação de Ilicinea Shirley Ferreira Lemos Passos no dia 18 de abril de 2011 e apresentou o projeto da empresa para o meio ambiente. Shirley confirmou a parceria propondo o  envolvimento de alunos das Escolas Municipais no plantio de árvores e ainda conectou Furnas Centrais Elétricas através de José Mauro de Souza (Maurinho) que doou 1000 mudas para fortalecer a iniciativa. No mesmo dia outra  reunião entre o atendente comercial e o  secretário do meio ambiente e turismo sustentável Miguel Inácio Prado fortaleceu a parceria e Miguel se comprometeu de  apresentar o local para o plantio das árvores.

      No dia 01 de junho de 2011  o gerente dos Correios de Ilicinea, Mateus Torres reuniu-se novamente oficializando a parceria entre Correios, Secretaria de Educação Esporte e Cultura e Secretaria de Meio ambiente e Turismo Sustentável de Ilicinea onde foi planejada e protocolada uma passeata seguida de plantio de arvores ao longo da avenida Jose vilela da Costa que corta os bairros Aeroporto e Santa Maria. Nesta reunião ficou determinado buscar mais novos parceiros para valorizar ainda mais o projeto:   Policia Militar do Meio Ambiente,  Policia Militar de Ilicinea, Emater, as Cooperativas Agropecuárias CAPEBE e COOPAPI,Escola Municipal Professor Ismael Silva, Escola Municipal Professora Maria Elma Firmino, Creche Municipal Luriane Alves Ribeiro, APAE, Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e Escola Estadual Maria Nicésia

        O evento aconteceu na sexta-feira dia 10 de junho de 2011, dia em que se encerrou a     Semana Municipal do Meio Ambiente em Ilicinea. A abertura foi feita pelo prefeito municipal  Aluisio Borges de Sousa à praça padre João Lourenço Leite de onde saiu a passeata. O prefeito fez um paralelo citando ¨a importância da participação de alunos neste projeto dentro da consciência de lutar em favor do meio ambiente, enquanto em outros lugares pessoas estão destruindo a natureza provocando tragédias naturais¨.  A prova concreta estava ali em nossa frente à praça da Matriz onde o prefeito discursou, com árvores destruídas pela tempestade do dia anterior que provocou estragos em Ilicinea em proporções jamais vistas, destelhando casas e derrubando arvores em todo município e interditando rodovias que cortam a região.

   Os estudantes das escolas públicas de Ilicinea e demais parceiros começaram  a passeata às 10 horas com a primeira parada na praça Sete de Setembro no centro onde o prefeito municipal plantou as duas primeiras árvores substituindo duas mortas. Na seqüência mais de 500 manifestantes cada um carregando mudas de árvores num só coro ¨salve o meio ambiente¨ continuaram o trajeto até a avenida José Vilela da Costa onde os estudantes plantaram 44 mudas nativas de porte médio doadas pelo IEF de Varginha aos  Correios para o projeto Sócio ambiental da empresa representados no evento pelo carteiro Eldiney Ferreira de Souza e o atendente comercial Vitor Eugênio de Melo. As 1000 mudas doadas por Furnas foram distribuídas aos participantes para plantio livre em diversas áreas no Município de Ilicínea.
 Matéria de Vítor Eugenio.

2 comentários:

  1. ficou ótimo...todos unidos em defesa da nossa casa "TERRA"...agradecemos aos apoiadores que possibilitaram o plantio dessas mudas...que serviram também para plantar nesses futuros adultos novas idéias e consciências...

    tu tens de investir na sua formação, tem futuro na área...

    um fraterno abraço...Mateus Torres.'.

    ResponderExcluir
  2. Louvável iniciativa. Que ela possa ser copiada por todos que desejam um mundo mais VERDE.
    ORLANDO REIS

    ResponderExcluir