quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Escola Municipal Professor Ismael Silva uma grande parceira da comunidade

     A Escola Estadual do Conjunto Habitacional  São Benedito, hoje Escola Municipal Professor Ismael Silva, foi instalada em 1985, com 2 classes de 1ª série e 1 classe de Educação Pré-escolar, anexas à Escola Estadual Dona Maria Naves, sendo a diretora Marisa Bernardes de Faria Guedes, atendendo em prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Ilicínea. O conjunto habitacional, distante da escola dona Maria Naves, dificultava o trabalho da diretoria, especialista da Educação e demais funcionários, na assistência diária a estas classes, com isso, surgiu a idéia de criar a escola oficializada pela decreto nº 25486 de 13 de fevereiro de 1986, sendo a primeira coordenadora Glória Maria Rezende Amaral.
 O estabelecimento recebeu o nome de Escola Estadual Professor Ismael Silva, sugerido  pelo prefeito Joaquim Pio da Silva em homenagem a um dos primeiros professores de Ilicínea que chegou a lecionar em sua própria casa. A escola foi  Municipalizada pela resolução 8214/97, publicada no jornal Minas Gerais de 31/12/1997, em conformidade com a Lei Municipal número 1055 de 17 de novembro do mesmo ano assinada pelo prefeito José Nicodemos de Oliveira, passando a denominar-se Escola Municipal Professor Ismael Silva de Ensino Fundamental.
     A  EMPIS situada à rua Francisco A. P.Maia 120 conta em seu  quadro de funcionários  no total 67 profissionais da educação, sendo  50 professores, 17 serviçais, uma secretária e a diretora Deiseluce de Fátima Costa Faria, para uma demanda de 580 alunos. Na infra-estrutura são 12 salas de aula, biblioteca, uma quadra coberta, a diretoria, a secretaria, a cozinha, 1 sala de informática, 1 consultório odontológico para cuidar da saúde bucal dos alunos. A estrutura física está sendo amplianda. Na escola  está construindo  um laboratório de informática e um laboratório para atender  alunos do Pólo UAB de Ilicinea e  alunos das escolas do Município. A escola tem uma extensão na Praça Padre João Lourenço Leite, no Salão Paroquial, com 4 salas de aula  atendendo 150 alunos.
    A escola participa do projeto Semeando do Senar MG trabalhado do 2º ao 9º Ano envolvendo as disciplinas de Português, Ciências e História. Este ano o tema foi Integração Campo-Cidade sendo que os conteúdos trabalhados pelas disciplinas envolvidas foram: origem e ocupação das comunidades rurais, as principais atividades econômicas do Município, cultura e tradições. Alguns alunos da EMPIS se destacaram na XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronaútica realizada em 14 de maio de 2010, da qual receberam este mês os certificados, sendo que os de mais destaques  receberam diplomas  e medalhas. Nesta semana  a escola está participando do projeto “Consciência Negra que a Casa da Cultura de Ilicínea está realizando de 16 a 19 de novembro. No dia 28 de novembro de 2010, haverá um festival do sorvete organizado por professores da escola e será beneficente à reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Também a professora Daniele Costa está preparando os alunos para um campeonato de xadrez que acontecerá em breve.  As aulas normais são de segunda a sexta, mas aos sábados acontecem eventos culturais realizados pela comunidade, e aulas presenciais dos cursos do Pólo UAB de Ilicinea. A UNIPAC também ministrou cursos Normal Superior  à noite de 2003 a 2008 no prédio da escola. As matrículas para  o ano de 2011 já estão abertas como meio de facilitar os trabalhos no fim de ano.
Matéria de Vítor Eugênio.

2 comentários:

  1. Nossa.Achei muito boa a matéria Vitinho..
    Parabéns!!!
    Só posso perguntar uma coisa??
    Posso copiar ela e colocar ela no meu site também??
    Pq eu achei muito boa a matéria com um conteúdo excelente..
    Acessa lá o meu site também Vitinho: http://jornal-ilicinea.webnode.com.br
    Eu ainda estou começando ele..por isso não se assuste na hora que abrir ele..rsrsr
    Mas enfim..Meus parabéns..Essa matéria é excelente!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!Mais uma matéria importante entre outras no seu site.
    Continue divulgando o que há de melhor em Ilicínea!

    ResponderExcluir