sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Praça 7 de Setembro de Ilicinea, uma viagem no tempo.



     Houve uma época em que todo movimento de Ilicinea principalmente nos fins de semana  se concentrava na Praça Sete de Setembro. Dali saiu vários casamentos. O salão Menezes foi o principal a contribuir para momentos de lazer da juventude de Ilicinea e engatilhar namoros e casamentos de grande parte da população de nossa cidade. A época que muitos tem saudade, quando era  comum dizer que o Antonio Menezes era responsável pelo namoro,  Padre Francisco Figueiredo responsável pelo casamento. Estes dois ilustres  cidadãos Ilicinense já faleceram, enquanto isso a Praça 7 de Setembro vai se transformando aos poucos,  e de local de lazer tem hoje outro foco no comércio.
     Além do Salão Menezes, outros locais de lazer como o Cine Vitória, danceteria Chinelão e os tradicionais  bares  já não exitem mais. No lugar do Bar e Hotel  Menezes  hoje é a Eletrozema e ao lado um escritório de engenharia civil;  no Cine Vitória já foi loja de eletromésticos, Pizzaria da Marli, hoje o salão está fechado e somente na  entrada um pequeno comércio  de verduras; no bar do Ronald Mendes hoje é a Lotérica Mendes; no Salão Menezes uma confecção; nas imediações da Praça onde era o  Bar Skinão hoje é loja de sapatos do Helder Silva e um sacolão de verduras. Então onde estão os barzinhos da Praça 7 de Setembro? A sorveteria Mendes, de José Orlando Mendes há 10 anos  é  o único comércio que resiste a tradicional marca que influenciou a juventude a  curtir a Praça. Então para onde vão os jovens de Ilicinea hoje? Os jovens de Ilicinea hoje estão freqüentando mais a Pousada dos Araçás e a Dotty Eventos, onde acontecem  eventos com shows e danceteria como acontecia antigamente no Salão Menezes. Outra parte da juventude se divertem nas cidades vizinhas e uma terceira parte se espalham pelos bares, lanchonetes e pizzarias da cidade.Comparando a época anterior, hoje são poucos que freqüentam a Praça nos fins  de semana .
     As mudanças não param por ai, o laboratório e a  farmácia do Sandoval Mendes cedeu espaço para lojas, a casa do Antonio Majó, hoje transformou em quatro pontos comerciais, sendo duas lanchonetes, uma loja e consultório de dentista. Eu, Vitor Eugênio,  Também tive um comércio de lanches, o Tio Sam Lanches onde hoje é o posto de vendas de passagens da Empresa Santa Terezinha. No antigo restaurante do Jaime Polita atende a filial da Eletrônica São José. Onde era o BEMGE continua atendimento bancário,  mas com o  banco Itaú e ao lado um salão de cabeleireiro. Em outros seguimentos do comércio  a Loja do José Osvaine Alves( Elos Modas) há anos  é  referência na Praça.   A Drogaria Santa Gema Galgani , de Aluísio Borges de Sousa (atual prefeito de Ilicinea), é o único comércio que resiste ao tempo e às mudanças. Mais conhecida  como farmácia do Luis, a drogaria mais antiga em atividade de Ilicinea completou   33 anos. A Farmácia é a  principal  referência da Praça 7 de Setembro,  instalou no local em 1982, mas iniciou as atividades comerciais  em 1977 nas imediações,  à  rua direita 2,  onde hoje é o restaurante do  Zé Palpite.
Matéria de Vítor Eugênio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário