terça-feira, 2 de novembro de 2010

O dia dos Finados em Ilicinea



     Cerca de 3 mil pessoas visitam o Cemitério Municipal de Ilicínea, no dia 2 de novembro  com o objetivo de rezar para o entes queridos falecidos.Na oportunidade  feirantes comparecem ao local para vender flores. O dia dos Mortos, ou Dia dos Finados, celebra-se todo dia  02 de novembro  pelos fieis católicos, um dia depois do  Dia de todos os Santos que é  dia 1 de novembro. Às 7 horas da manhã é Celebrada uma Missa  especial aos mortos no Cemitério Municipal. O dia dos mortos é  um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos.
    A comunidade da Conquista teria sido escolhido o primeiro lugar no Município  a ser construída uma cidade, onde já se formava uma Vila e até um cemitério que foi desativado. As pedras do cemitério da Conquista  foram usadas para construção do atual Cemitério Municipal de Ilicínea à rua 2 de Novembro . Anexo ao cemitério, foi inaugurado em 1995, o Velório Municipal Altamiro Oliveira Andrade, cujo  nome  é em referência  ao primeiro a ser velado no mesmo. Márcio Joaquim da Costa trabalha no Cemitério Ilicinense como  coveiro desde 1985.
     O Cemitério é dividido em três partes: a Velha, à esquerda do corredor do portão principal; a Intermediária, à direita deste mesmo corredor; e a Nova, compreende uma faixa  à esquerda das partes Velha e Intermediária. Na parte Velha no corredor central na direção do portão principal de entrada, entre os postes de iluminação 2 e 3 à  esquerda estão 3 túmulos seguidos cujas  lápides registram pessoas falecidas há mais de 100 anos: Waldemar Walfrido Vilela, nascido em 31/01/1897 e falecido em 09/03/1898; Maria Julia Vilela, nascida em 13/06/1857 e falecida em 12/08/1893; o registro mais antigo consta Maria Theodora Vilela, nascida em 19/11/1834 e falecida em 27/01/1892. José Bernardes de Andrade(Zé Prexedes), conta que ele construiu o primeiro túmulo da parte Intermediária em 30/04/1956 (data de falecimento consta na lápide)  para sepultar o senhor João Ferreira da Silva, já que naquele dia o coveiro Laudosino não estava na cidade. Zé Prexedes afirmou ainda que na parte Velha só tinha mais ou menos 5 túmulos dos quais ele não lembra, o restante eram tudo covas.  
Matéria de Vitor Eugênio.
Fotos de Vinicius Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário