quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Assembleia de Deus, a Igreja Evangélica pioneira em Ilicínea


    A Assembléia de Deus foi a primeira Igreja Evangélica que surgiu em Ilicínea no ano de  1959, com o trabalho de evangelização trazido pela família do irmão Jefferson de Oliveira Costa, Paulo de Oliveira Costa, Mário Lopes, João Pinheiro da Silva, Maria Vieira Costa e Maria Augusta Oliveira, tendo como marco inicial, um culto realizado na casa da dona Maria Quati à rua 13 de Maio, em uma residência muito simples com paredes construídas de barro e bambu(pau a pique), e coberta com folha de sapé.O trabalho foi ganhando a confiança dos moradores até que se expandiu pela cidade. Como a Igreja não tinha Templo os cultos eram realizados nas casas dos irmãos.  Em 1983 começaram a construção da Igreja com a pedra fundamental,  no alto do bairro Bela Vista à rua Aristides Severo número 2, sendo o terreno doado pela Prefeitura Municipal de Ilicínea. Em 1984, foi inaugurada a Igreja, e em 1985, 11 pessoas participaram do primeiro batismo  nas águas de uma lagoa que tinha no Clube Social Ilicinense.
     A Igreja Assembléia de Deus tem várias divisões espirituais; 1- Grupo de círculos de oração (mulheres) que é uma coluna da Igreja, onde se faz Pedidos de Orações e Intercessão; 2- Departamento Infantil; 3 - Departamento Jovem; 4 –Departamento de Obreiros; 5 – Departamento de Escola Bíblica Dominical. Os Cultos acontecem: na terça-feira, Estudo Bíblico; Quarta-feira, Reunião do circulo de oração; Sexta-feira, Cultos de Libertação; Sábado, ensaio com Grupo Jovem; aos domingos, das 8:30 hs  às 10 hs, Escola Dominical e às 19 horas Culto Público. O Ministério de Louvores de adoração ao culto, através da banda Marca da Promessa de Ilicínea, anima os cultos na sexta-feira e domingo.
    O atual Evangelista  da Assembléia de Deus de Ilicinea, Marcos Aurélio Pires, chegou  aqui  em 1997 e estendeu os trabalhos pelos bairros da zona rural. A Igreja atua evangelizando com o Ministério das Missões com extensão de trabalho no Itacy, Ponte de Pedras e Águas Verdes. No Itacy  já tem o Templo, em breve será construída uma sede  nas Águas Verdes. Um longo caminho de lutas, pois algumas  pessoas fizeram abaixo  assinado para evitar a construção da Igreja,  na época os Evangélicos eram discriminados. As comemorações do Jubileu de Ouro de evangelho  em Ilicinea começará amanhã dia 12  de novembro de 2010 e terminará domingo dia 14 de novembro de 2010. Na sexta-feira haverá Culto com a participação das crianças, no sábado Culto com os jovens e no domingo às 8 horas abertura do Jubileu de Ouro; às 14 horas haverá homenagens às autoridades:  o eis prefeito Arnon Moscardini, o prefeito  Aluísio Borges de Sousa, o vereador Neidson Cristiani e a Secretária de Educação Esporte e Cultura Shirley Ferreira Lemos. Também haverá homenagens aos fiéis que enfrentaram todo o preconceito e construíram uma Igreja forte com uma proposta de socorrer e  recuperar as pessoas independente do credo religioso. Após as homenagens   haverá um desfile comemorativo das Cinco décadas em Ilicínea, sairá  do Templo e seguirão pelas ruas da cidade,  com a presença de fiéis  das Assembléias de Deus de Boa Esperança, Coqueiral, Aguanil, Perdões, Lavras, Guapé, Buticão, Campo Belo, Ijaci, Itaci, Carmo do Rio Claro, Santo Antônio das Posses e Ilicinea , com animação da Banda de Música Evangélica de Lavras. À noite haverá o encerramento comemorativo do Jubileu de Ouro ( completados em 2009, mas comemorado em 2010) no Templo  do bairro Bela Vista.
     Adriano Silva Pires,diretor de teatro da Assembléia de Deus, fez a biografia da Igreja, com o título: Assembléia de Deus, Uma História para Recordar, um álbum histórico que relata a história de uma Igreja Evangélica que surgiu em Ilicínea em 1959. Ele conta como foi a trajetória  através documentos, fotos e  depoimentos dos pioneiros na cidade. A Igreja Evangélica Assembléia de Deus surgiu no Brasil através de dois missionários estrangeiros: Gunnar Vinagren e Daniel Berg. No ano de 1910 estes homens desembarcaram no Brasil na cidade de Belém do Pará onde surgiu o primeiro movimento pentecostal que deu origem à Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil.
Matéria de Vítor Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário