sábado, 20 de novembro de 2010

Polo UAB de Ilicínea prorrogou as inscrições para vestibular de Administração Pública à distância


     Presente  desde agosto de 2006, o Pólo UAB de Ilicinea , oferece ensino superior gratuito à distância em parceria com as seguintes universidades: Universidade  Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Universidade Federal de Lavras (UFLA). São 6 cursos de pós-graduação e 8 cursos de graduação . No momento estão abertos mais dois novos cursos de graduação com editais para  Administração Pública e Filosofia ambos pela UFLA.  O Pólo UAB  de Ilicínea prorrogou as inscrições do vestibular de Administração Publica da UFLA até segunda-feira dia 22/11/10 oferecendo  50 vagas. Dia 30/11/10 encerrará as inscrições do vestibular de   Filosofia da UFLA ,  sendo que as 50 vagas serão  exclusivas para professores em exercício. Os processos seletivos atuais valem apenas para o ingresso no primeiro semestre de 2011.
     Adriana Luzia Oliveira Faria, é coordenadora do Pólo de Ilicinea desde a implantação dos primeiros cursos, sendo os pioneiros em agosto de 2006, quando  a UFJF abriu os dois primeiros cursos de graduação: curso de Pedagogia  e curso de Bacharelado em Administração, com as  tutoras Fabiana Silva Nunes Pereira, Vaneide Cunha Damasceno Arantes e Maria Aparecida de Oliveira Gonçalves. Em setembro do mesmo ano a UFSJ implantou dois cursos de pós-graduação, o curso  de Educação Empreendedora e o curso de Práticas de Letramento e Alfabetização com os tutores(as), Adirson Procópio da Silva, Lúcia Helena de Sousa e Neire Cristiani Lima. Com os dois editais atuais  o Polo completará 10 cursos de graduação e 6 cursos de pós-graduação. Hoje o quadro de funcionários é de 23 tutores(as), 2 secretárias, 1 técnico de informática,1 auxiliar de limpeza, 1 vigia noturno e a coordenadora Adriana  Faria, para uma demanda de 600 alunos. 15 alunos do Polo recebem bolsas de Apoio Estudantil no valor de R$240 reais,  para prestação de serviço voluntário à comunidade. Estes alunos  coordenam o projeto Primeiros Cliques, que é um projeto de inclusão digital, atendendo 75 crianças do 6º ao 9º Ano das escolas públicas de Ilicinea.
     O Polo UAB de Ilicinea localiza-se à rua XV de novembro 1457, com sede alugada pela Prefeitura Municipal de Ilicínea. Um prédio moderno com biblioteca, secretaria, coordenação e  3 laboratórios de informática para atender 80 alunos simultaneamente. As aulas presenciais  são ministradas aos sábados e domingos no prédio da Escola  Municipal Professor Ismael Silva, onde está sendo construído um laboratório de biologia e química para atender alunos do Polo e das escolas públicas de Ilicínea. A Instituição de Ensino a distância é mantida pela Prefeitura Municipal de Ilicínea, Governo Federal (MEC) e Instituto Federal de Ensino Superior (Universidades Federais).
     Em 2005, foi criado pelo Ministério da Educação o Projeto Universidade Aberta do Brasil –UAB- em caráter experimental. A UAB é um sistema nacional de educação superior a distância com Ensino Público Federal gratuito onde as aulas podem ser feitas em casa através da Internet com um ambiente virtual de aprendizagem e aulas presenciais obrigatórias a cada dois meses.  A experiência foi tão bem sucedida que  foi ampliada a  oferta do ensino superior gratuito com novos Polos  em pequenas cidades do interior do Brasil. Em Ilicinea, sul de Minas Gerais, cidade de 11 mil habitantes, a Universidade Aberta do Brasil chegou em  2006, mas a inauguração oficial aconteceu em 12 de dezembro de 2007. O Polo UAB de Ilicinea atende hoje 53 cidades, sendo um aluno da cidade de Parintins no Amazonas. 
Matéria de Vítor Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário