sexta-feira, 19 de novembro de 2010

1ª Semana da Cultura Afro em Ilicínea


     A Casa da Cultura doutora Suely Vilela de Ilicinea, a Associação e Grupos defensores da Cultura Afro Ilicinea  promovem a 1ª Semana da Cultura Afro em Ilicínea com apoio da Policia Militar de Ilicinea. O Movimento da Consciência Negra  vem de encontro com a necessidade de se valorizar e resgatar a história, a cultura, os valores, costumes e  tradições afro-descendentes  de Ilicínea. Dos dias 16 a 19 de novembro em Ilicinea, aconteceram trabalhos nas Escolas Municipais e Estaduais com o tema “Consciência Negra” e amanhã  dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, além da Celebração Eucarística Especial haverá  um evento no Poliesportivo  Zé Taquara beneficente ao Hospital São Vicente de Paulo.
     O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida no dia da morte do Zumbi de Palmares, em 1965.  A programação de amanha (sábado dia 20/11/10 ), em Ilicínea:   às 19 horas  abertura com  uma Celebração Eucarística na Igreja Rainha da Paz presidida pelo pároco de Ilicínea Antônio Claret de Carvalho, um grande valorizador da cultura afro. A Missa será animada pelo coral afro Filhos de Ifá  do MAI. A partir das 20:30 horas no Poliesportivo José Vieira de Lima(Zé Taquara) ao lado a Câmara Municipal de Ilicinea, um evento que se inicia com o Hino Nacional cantado pelo Filhos de Ifá  do MAI(Movimento Afro de  Ilicinea) e na seqüência homenagem das Escolas Municipais e Estaduais, apresentação de capoeira com o Grupo Cordel da Liberdade,  apresentação da Nova Geração de Ilicinea e Grupo de Dança e Capoeira Liberdade, apresentação de Dança com o grupo Hip Hop B.Boys Crew, apresentação do Moçambique e Confraternização com o grupo Pagode Skema Nobre.
Matéria de Vítor Eugênio.

2 comentários:

  1. Toda história se reveste de uma narrativa, já que trata de algo ocorrido. Todo realce dado àqueles que ajudaram a construir nossa história, em especial à Raça Negra, é pouco à vista do merecimento que eles têm pela sua garra, determinação, fé, esperança em dias melhores. Bela iniciativa esta de abrir espaço na Casa da Cultura para que possamos conhecer um pouco mais a riqueza da Raça Negra. Conheço Ilicinea de passagem, mas sempre procuro me inteirar do que por lá se passa, principalmente esses movimento culturais. Ainda aguardo algo sobre o Grupo de escoteiros GE33 Congonhas. Parabéns!
    Orlando Reis

    ResponderExcluir
  2. lamento até agora não me cederam a matéria.

    ResponderExcluir