sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O dia dos professores em Ilicínea

     

     Hoje 15 de  outubro comemora-se no Brasil o dia do Professor. Em Ilicinea haverá uma confraternização entre os professores a partir das 20 horas no Clube Social Ilicinense com uma homenagem especial aos Mestres que vão se  aposentar em 2010. A idéia de realizar o evento partiu da professora Jureceu Borges Moscardini em 2008, quando ela lançou  o projeto ¨Uma trajetória de Sucesso¨ que tem como objetivos além de homenagear os professores ou professoras  que se aposentam no decorrer do  ano,  recolhecer  o trabalho que realizaram em prol da educação. As professoras Ângela Faria, Andréia Damasceno e Cíntia Rocha  lideram uma equipe de organizadores do evento. A equipe  preparou  um DVD,   com a montagem feita pelo professor Hébil Carlos,  sobre as  professoras que aposentam -se este ano: Marisa Lau, Maria do Carmo Andrade e Jureceu Borges Moscardini,  contando a trajetória de vida delas e o dia a dia como profissionais do ensino.Os primeiros homenageados foram em 2008: Neiva Mendes, Marilda de Oliveira e Maria da Consolação Sousa; em 2009: Abadia, Rosany, Glorinha e Graça.
   No dia 15 de outubro de 1827 ( dia consagrado à educadora Santa Tereza D¨Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras. A idéia, inovadora e revolucionária, seria ótima se tivesse sido cumprida. Foram apresentadas a propostas: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores seriam contratados.
       Somente 120 anos após o decreto, em 1947,  ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. A proposta  foi do professor Salomão Becker que sugeriu o encontro em 15 de outubro, data em que na sua cidade natal, professores e alunos faziam uma pequena confraternização trazendo doces de casa. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia foi lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como ¨Caetaninho¨. A Celebração foi um sucesso e espalhou-se pela cidade e pelo  país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52682, de 14 de outubro de 1963. Em outros países o Dia do Professor é comemorado em outras datas.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos Lucinea Santos
Fontes complementares:   Site www.diadoprofessor.com.br  e site www.unigente.com



   
  
 

3 comentários:

  1. Viver...

    Não é doar um pouco
    É doar sempre!
    Não é superar uma ofensa
    É esquecê-la!
    Não é se compadecer
    É ajudar, mesmo que seja um grande incômodo!
    Não é apenas sorrir
    É fazer sorrir as pessoas que estiverem ao seu lado.

    Viver não é medir a sua ajuda
    É ajudar sempre sem medidas!
    Não é ajudar apenas os que estão por perto
    Mas estar sempre perto de todos aqueles que precisam de ajuda.
    Quem realmente vive e ama
    Não faz apenas o que pode
    Mas ama as pessoas de verdade
    Como se houvesse um amanhã por vir

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela iniciativa como esta, provocada pelo pessoal ai, Ter mestre como Sebastião perz Moscardini, foi um dos grandes previlégios pra quem foi seu aluno como eu, o maior mestre de toda minha carreira estudantil do Ginasioa Escola Superior. Como diz Peter Sense. .Aprendendo a dezaprender, nunca estamos completo, sempre aprendendo dia atras do outro.abçss

    ResponderExcluir
  3. ...que belo exemplo de vida...sigam e apredam com eles...parabens..

    ResponderExcluir