quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hospital São Vicente de Paulo de Ilicínea atendendo pacientes 24 horas por dia


      O Hospital São Vicente de Paulo de Ilicinea, fundado em 25/01/1976, em reunião de sua Assembléia Geral Extraordinária realizado em 27/04/2010, promoveu a alteração de seu Estatuto Social, tornando se uma associação civil de direito privado, filantrópica, sem fins econômicos e ou lucrativos, sendo um bem do povo do município de Ilicinea, com prazo indeterminado de duração, com sede nesta cidade a rua  2 de Novembro, número  41. Até a mudança do Estatuto, o Hospital atendia  como  uma instituição civil, beneficente e sem fins lucrativos, tendo como entidade mantenedora a Conferencia São Vicente de Paulo da Vila Vicentina de Ilicinea.  A Conferência administrava o patrimônio do Hospital aplicando as rendas, os recursos e eventual resultado operacional integramente no território nacional e na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos institucionais.
     A Entidade tem por finalidade prestar serviços médicos hospitalares, através de profissionais componentes do seu quadro de funcionários e do corpo clinico, prestando assistência no campo da saúde, atendendo a clientela através de convênios, contratos, planos de saúde e atendimentos particulares, inclusive gratuita a pacientes carentes. No quadro social é constituído por associados que se classificam nas seguintes categorias, dependendo da contribuição material que fizeram, ou de serviços valiosos e relevantes que haja prestado a Entidade ou Comunidade: São os Benfeitores, Beneméritos e Contribuintes. 

       A Entidade é administrada pela Assembléia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. A Assembléia Geral é o Órgão Soberano da Entidade, constituída  pelos associados em dia com suas obrigações sociais, com as seguintes competências: eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal e destituí-los; aprovar as contas da Entidade; alterar o Estatuto, parcial ou totalmente; decidir sobre a extinção da Entidade;  autorizar a aquisição e alienação  de bens imóveis ou direitos a eles relativos; aprovar a admissão de novos associados;  referendar e julgar recursos sobre a exclusão ou de outras decisões da Diretoria. Enquanto a diretoria será constituída por um Diretor Provedor, um vice-diretor provedor, 1º e 2º secretários e 1 e 2º tesoureiros com a competência de administrar a Entidade de acordo com o Estatuto. O Conselho Fiscal constituído de 3 membros efetivos e seus suplentes, eleitos pela Assembléia Geral com mandato coincidente com o da Diretoria , tem como uma das  atribuições fiscalizar o bom desempenho das atividades e operações da entidade bem como  acompanhar e fiscalizar as contas que serão aprovadas ou não  pela Assembléia Geral.
       No dia 23/05/2010/  na sede da Vila Vicentina em Ilicínea  aconteceu a eleição para nova diretoria  do hospital com  mandato de três anos, podendo ser reeleitos  por mais um período. A eleição ocorreu por aclamação e a chapa única composta  por: Presidente: Antonio Valentino Freitas, Vice-presidente Eldiney Ferreira de Sousa, 1º tesoureiro José Lourenço Vilela, 2º tesoureiro Warley  Silva, 1º secretária  Maria de Lourdes França, 2º secretário José Lau; o Conselho Fiscal:  Antonio Candido Sobrinho, Luiz Fernandes Pereira, Jose Milton de Oliveira.;  Suplentes  de Conselho Fiscal:  Ana Vita de Assis, Maria Emilia Lemos Maia e Antônio Alves Barbosa.  O presidente eleito recebeu da secretária do hospital Cristina de Freitas Oliveira Sousa algumas contas e relatórios da entidade.
     Idealizado  por Monsenhor Francisco Figueiredo, o hospital foi  construído com doações  da população e com quermesses  beneficentes,   atendendo  24 horas por dia gerando 16  empregos. São 6  médicos, sendo diretor clínico doutor Frank Luis Granero. A entidade conta com 15 leitos na enfermaria, 5 na pediatria, 2 apartamentos, uma sala de observação, 1 laboratório, Raio X e 1  bloco cirúrgico preparado para fazer pequenas cirurgias e cesária. Juntamente com o Hospital o pronto atendimento Municipal gerando mais 16 empregos mantido pela Prefeitura Municipal de Ilicinea. São considerados fundadores aqueles que participaram da Assembléia de Constituição da entidade e assinaram na respectiva ata, dentre eles  Monsenhor Francisco Figueiredo que  foi presidente da entidade desde a fundação até seu falecimento em 13 de agosto de 2007. O advogado  doutor  Walley  Isaias da Silva foi eleito presidente de  2007 a 2010. O atual presidente Antonio Valentino  de Freitas é o terceiro presidente da história do Hospital e terá 3 anos de desafios  a superar.
Matéria de Vítor Eugênio.

Fotos de Lucinea Santos

    


2 comentários: