sábado, 14 de agosto de 2010

Padre Antonio Claret 3 anos em Ilicínea



        Em 14 de agosto de 2007, chegou em Ilicinea o Servo de Deus,  Padre Antônio  Claret  de Carvalho natural da Cidade de Pedralva, sendo o  16º Pároco  da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ilicinea. Chegou num momento de dor e tristeza, encontrou um rebanho entristecido, mas que precisava continuar a caminhar. Hoje completa 3 anos de serviços prestados a Comunidade Paroquial de Ilicínea,  período de grandes  desafios mas, que  já rendeu  bons  frutos. Algumas renovações sendo a principal delas a maior participação e integração da comunidade nas Pastorais, Movimentos e Serviços já existentes  e nas instituídas por ele  nestes anos.

     Uma renovação que precisa se destacar, foram instituídas as seguintes Pastorais Movimentos e serviços: Pastoral do Dízimo, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral do Batismo, Pastoral Familiar, Pastoral Litúrgica, Pastoral da Acolhida, Pastoral da Comunicação, Ministério dos Leitores, Ministério da Exéquias, Ministério da Música, Conselho Administrativo Paroquial(CAP), Conselho Paroquial Pastoral(CPP), CACS e Acólitos. Quando chegou em Ilicinea já existiam a Pastoral Catequética, a Pastoral da Criança, a Pastoral da Juventude, o Movimento São Geraldo, Movimento dos Vicentinos, Movimento da Liga Católica, Movimento da Mãe Rainha, Movimento do Apostolado da Oração, Renovação Carismática, Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, e Irmão do Santíssimo. A Comunidade Santa Edwirges foi instituída por padre Claret, sendo Agora 4 Comunidades Urbanas: Rosário, São Benedito, Rainha da Paz e Santa Edwirges  e 19  Comunidades Rurais, já que a Comunidade Rural de São Francisco no Barreiro passou a pertencer a Comunidade Paroquial Bom Jesus dos Aflitos no Itacy.
     Quando chegou em Ilicínea Padre Antonio Claret, reuniu a Comunidade Paroquial e assim foi indicado  os membros do CAP e CPP. Mas em 6 de Dezembro de 2009, aconteceu a 1ª Assembléia Paroquial elegendo os membros do CPP e CAP. O CPP(Conselho  Paroquial Pastoral), coordena as Pastorais, Movimentos e Serviços indicou  para  Coordenador Agnus Rower  Vilela, e o CAP(Conselho Administrativo Paroquial) indicou para  coordenador Roberto Vilela. Neste período foi instalado Internet na Casa Paroquial, com isso o Pároco idealizou o site da Paróquia de Ilicínea com objetivo de divulgar o trabalho da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Com isso surgiu a Pastoral da Comunicação sendo membros: Douglas Lundy Santos, Vitor Eugênio, Fadel Geraldo Silva ,  Agnus Rower Vilela  e Lucinea  Santos. 

    Nestes 3  anos  foram restauradas várias imagens sacras, e reformadas várias capelas. A reforma da Igreja Rainha da Paz foi concluída  e em 26 julho  de 2010 teve início  à reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Com objetivo de cativar os fiéis,  padre  Antônio Claret buscou colaboradores, sendo eles os estagiários Mateus na época seminarista hoje Diácono Mateus Arantes, o Diácono Wanderley hoje Pároco em Guapé  e atualmente o seminarista Filomeno. Vieram as Irmãs Ruth, Magda e Natalina e  foi  contratado um funcionário para serviços gerais, Denílson Nunes, além de manter uma secretária na Paróquia atualmente Maria Helena Silva Oliveira. Nas Celebrações Eucarísticas o que mais chama a atenção é na missa das 9 horas na hora do Pai Nosso ele convida as crianças para rezar com ele no Altar, incentivando cada dia mais as crianças a participarem das Celebrações Eucarísticas.
Matéria de Vítor Eugenio.

Fotos Lucinea Santos.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário