sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Festa do Senhor Bom Jesus dos Aflitos no Itacy


 

       Mais de 400  romeiros partiram de Ilicinea neste dia 06 de Agosto com destino ao distrito de Itacy no município de Carmo do Rio Claro, para participar da tradicional festa religiosa  do Senhor  Bom Jesus dos Aflitos. Alguns romeiros  vão até mesmo a  pé  caminhando 30  quilômetros.  A abertura da festa foi dia 01 de Agosto de 2010, as 10 horas  com a chegada da 2ª Cavalgada do distrito de Itacy. Dia 27 de Julho começou  a Novena nas Comunidades da  Região Pastoral do Distrito e terminou  dia 05 de Agosto  com a peça teatral SBJA  apresentado no Santuário de Itacy. Dia 06 de Agosto dia de maior concentração de fiéis vindos de várias cidades da região,  aconteceram  Celebrações  Eucarísticas  as  05:00 hs ,  6:30 hs,  8:00 hs  , 9:30 hs , 11:00 hs e as 12: hs. As confissões encerraram  as  15hs  quando começou  a  Procissão  do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e   as 15 horas e 30 minutos um show  musical de Roni e Cristiano. Oito Sacerdotes, o Diácono Mateus Arantes e o Bispo Dom  Diamantino,  que celebrou a Missa das 9:30 hs participaram das Celebrações Eucarísticas durante o dia em  sistema de rodízio.   
      Na semana da Festa de Senhor  Bom Jesus dos Aflitos, destaca-se  um grande número de   ambulantes com barracas e o comercio de    objetos religiosos, alimentação, vestuários e acessórios. Os  romeiros aproveitam para  fazer compras   com preço bem abaixo do mercado.  A maior Concentração de romeiros no Itacy  acontece em 6 de Agosto,  dia da Transfiguração do Senhor, coincidindo  com um   dia muito triste na história da humanidade. Em 06 de Agosto de 1945 os americanos jogaram covardemente a primeira bomba atômica da história na cidade Hiroshima no Japão  provocando cerca de 140 mil mortos,  um dos últimos ataques da  Segunda Guerra Mundial. Neste dia peço ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos que  abrande os corações dos  homens para que nunca mais provoque tamanha destruição como essa:  - Que o Senhor Bom Jesus dos Aflitos ajude os países a se desarmarem e a destruírem suas armas de destruição em massa.  - Que o Senhor Bom Jesus dos Aflitos que se revelou no alto do monte com toda sua força, ao transfigurar-se na Teofania da nuvem, ilumine as famílias a se encontrarem fiéis a palavra de Deus sendo promotores de justiça e paz.

   
     O distrito do Itacy atualmente tem dois padres, padre Leonir Carlos Peruzzio e padre Camilo Maforte. Padre Camilo  informou que o Santuário Bom Jesus dos Aflitos foi inaugurado em 1953, mas a festa já acontecia antes da construção do Santuário, quando ainda era capela. São 500 barracas de vendedores ambulantes e  20 mil romeiros que visitam o Santuário   durante o período de festa. . A população do  Distrito do Itacy   é aproximadamente 200 habitantes. Este ano foi criado a Região Pastoral(pré-paróquia) do Bom Jesus dos Aflitos  que abrange 2000 fiéis em seis  comunidades, são elas: Nossa Senhora das Graças(Estiva), Santa Cruz(Campo Redondo), Santa Luzia,  São Francisco(Barreiro), Nossa Senhora Aparecida(Águas Verdes), e Bom Jesus dos Aflitos no Itacy.  Com isso a Região Pastoral do distrito será em breve a 2ª Paróquia Rural da Diocese de Campanha com o nome de Paróquia de Bom Jesus dos Aflitos. A primeira Paróquia Rural desta  Diocese  é a Paróquia de Córrego do Ouro,  Distrito no município de Campos Gerais.
     O Distrito do Itacy   na parte de infra-estrutura já tem o tratamento de água da Copasa, luz da Cemig, e conta com uma pousada para 15 hospedes, a Pousada do Makarrão, mas não tem escola, somente uma Creche Municipal. Os alunos estudam na escola Municipal  Santa Luzia sendo  transportado de ônibus  escolar pelo município do Carmo do Rio Claro. Na parte de lazer apenas um campo de futebol, onde treina o time local que este ano voltou a disputar o campeonato Municipal  de Futebol em Ilicínea. Algumas ruas já são calcadas. Na parte comercial apenas alguns bares e duas mercearias. O distrito é banhado pelo lago de Furnas, onde os poucos moradores são privilegiados com uma  bela paisagem.
Matéria de Vítor Eugênio




Nenhum comentário:

Postar um comentário