segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Peregrinos de Ilicinea e região foram apé ao Santuário de Aparecida do Norte


    
  Romeiros de Ilicinea e Guapé se uniram aos romeiros de Cristais e Campo Belo na 19 º Romaria a pé de Cristais com destino a Aparecida do Norte, caminhando cerca de 370 km de 12  a 22 de Agosto. 20 romeiros partiram de Ilicinea dia 12 de agosto de 2010 às 15 horas e 30 minutos e se encontraram com 70 romeiros vindos da cidade de Cristais no trevo de Campos Gerais na Br 265 município de  Boa Esperança, às  8  horas do dia 13 de Agosto de 2010.  A Missa do Envio em Ilicinea aconteceu ás 7 horas na Quadra da Creche São Vicente de Paulo e em Cristais  as 14 horas  na Igreja Matriz  Nossa Senhora da Ajuda.
  
     Os romeiros passaram por várias cidades e no dia 21 de Agosto chegaram em Guaratinguetá, almoçaram jantaram e pousaram na cidade de São Frei Galvão. Dia 22 de agosto foram recebidos em Aparecida do Norte com uma Missa no Santuário de Aparecida às 8 horas e se reencontram com os familiares e às 15 horas retornaram  juntos nas caravanas  para as cidades de Cristais e Ilicinea no  Sul de Minas. Lucimara de Fátima  Amaral participa da romaria há anos, e levou contigo a sua filha Mariana Amaral que foi pela primeira vez. Neiva Cristiani  também fez a caminhada  de forma  inédita e relata com muita emoção a participação dela na peregrinação. Vítor Cassimiro de Carvalho aos 72 anos fez o percurso  8 vezes. Um sacrifício compensador como contou vários peregrinos que participaram da romaria.Uma caminhada baseada na fé e com muitas orações no percurso.
                                     
     A comissão organizadora formada na maioria por fiéis de Cristais tendo como presidente: Sebastião Raimundo; vice-presidente: Ciro Alves Barbosa; tesoureiro: Rosklin de oliveira; Secretários: Andréa e Chiquinho; cozinheiras: Lázara, Juliana, Keyla e Lourdes; coordenador de veículos, Nardelo Costa; coordenador de Barracas: Sebastião Neves Costa; bandeireiros: Joaquim Torquato, Chiquinho Brás, Toninho e Carlinho de Ilicínea. Responsáveis pelas incrições em Cristais: Andréa, Gislaine e Chiquinho e em Ilicinea: Lucimara de Fátima Amaral, Carlinho e Monaliza Vaneli.
     Conhecida mundialmente a Estância Turística-Religiosa de Aparecida recebe milhões de pessoas todo ano, vindas de todo canto do Brasil e do exterior. Entre as festas que movimentam a cidade estão a de São Benedito, que acontece após a Páscoa, e a de Nossa Senhora Aparecida, que acontece de 03 a 12 de Outubro, com uma novena festiva na Basílica Nova, movimentando toda a região do Vale Paraíba. No carnaval a cidade oferece retiros espirituais.Os católicos visitam Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil com objetivo de rezar, mas também exploram  outros pontos turísticos  relevantes.A cidade de Aparecida tem um comércio atrativo principalmente a feira , onde os romeiros compram roupas, brinquedos, imagens, produtos eletrônicos, acessórios em geral por um preço compensador.

Matéria de Vítor Eugênio .

Nenhum comentário:

Postar um comentário