segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Policia Militar de Ilicinea apresentou o projeto de Policia Comunitária nos bairros da cidade


  
   Dia 24 de Agosto de 2010, ás 19horas na Escola Municipal Professor Ismael Silva, comandantes da Policia Militar de Ilicínea, reuniram-se pela primeira vez com moradores e membros da Associação de Bairros Glória, Planalto, Jardim Primavera e São Benedito, com objetivo de apresentar  o projeto  ¨Rede de Vizinhos com Segurança¨ que será implantado inicialmente nas comunidades relacionadas. O sargento Vítor Sérgio Ferreira é o responsável pelo projeto que é baseado na solidariedade entre vizinhos e na participação comunitária. A palestra mobilizou a comunidade que concordou com a proposta apresentada e novas reuniões aconteceram para implantar definitivamente e colocar em prática o projeto mais conhecido como Policia Comunitária.

     Estiveram presentes na palestra 14 moradores dos bairros onde será implantando o projeto sendo eles: Vítor Eugênio de Melo, Antonio Marcos Silva(Nenen), Alcino Juvêncio, Israel Baltazar Costa, Cícero Donizete Oliveira, Waldemar Jose da Silva, Francisca Nazaré Silva, Daniel Vítor da Costa, Daniel Araújo, Maria Augusta Silva, Eduardo Donizete da Silva, João Batista Vilela Oliveira, José Ronaldo Alves, Deusdete Bárbara, e uma equipe da Policia Militar composta pelo comandante do destacamento de Polìcia Militar de Ilicínea, sargento Edivaldo Pereira da Silva,  sargento Vítor Sérgio Ferreira e o soldado Regisley Juliano de Oliveira.
     A idéia central do projeto apresentado pela Policia Militar baseia-se na premissa de que tanto a polícia como a comunidade, precisam trabalhar juntas, como parceiras iguais, para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos como o crime, drogas, sensação de insegurança, desordens sociais e físicas e enfrentar a decadência dos bairros, tomando medidas autoprotetivas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na comunidade. A integração polícia  e comunidade é fundamental para o sucesso do projeto, pois possibilita uma estratégia operacional de atuação da policia direcionada.
     O projeto¨Rede de Vizinhos com Segurança¨ é o conjunto de moradores do bairro, agrupados em laços de ate 5 residências circunvizinhas. Como a rede é entrelaçada, uma residência poderá pertencer a dois grupos. O principal objetivo de cada laço é a integração de todos os componentes para a atuação de forma mútua e comprometida. Com isso é necessário conhecer  o seu vizinho, seus contatos e hábitos. A rede bem estruturada pode proporcionar condições mais adequadas para a discussão de problemas com maior complexidade facilitando  a tomada de decisões.
Matéria de Vítor Eugênio.

Fotos Lucinea Santos

Um comentário:

  1. Quem é o Representante do Bairro Santa Maria, perto das casas populares, pois precisamos de quebra molas na Avenida José Vilela da Costa, pois carros tem feito dessa avenida Pista de Formula I, lembrando que ja teve dois atropelamentos ( matando dois cachorros ) hoje foi cachorro e amanha?????

    precisamos de medidas urgentes.

    ResponderExcluir