domingo, 22 de agosto de 2010

E o vento voltou no mês do ipê florido


     A semana que acabou foi marcada com muito frio em Ilicinea, inclusive com geadas nas madrugadas de terça, quarta e quinta (17,18,19) de agosto de 2010, fato raro neste mês do ano na região.Para sorte dos produtores de café, a geada foi pouca  queimando  algumas lavouras mais baixas e os produtores de verduras  contabilizaram alguns prejuízos. As geadas que mais marcaram Ilicínea foram em 1979 e 1980, pois acabaram com as lavouras gerando um prejuízo enorme na cafeicultura. Meu pai Lázaro Eugênio de Melo conta que há mais ou menos 40 anos, geou forte também no mês de Setembro.
     Agosto é o mês do Ipê Florido, mas tem como principal característica a ventania, entretanto  este  ano o frio roubou a cena em Ilicínea e região, mas finalmente  o vento voltou para nos aliviar deixando o ambiente mais saudável.Também um mês seco e de pouca umidade, marcado por muitas queimadas ilegais e incêndios provocados por vândalos. As mudanças no clima acontecem porque somos irresponsáveis e estamos destruindo a natureza. Pelo mundo afora acompanhamos diariamente tragédias naturais que acontecem sinalizando que precisamos urgente buscar um novo rumo. Precisamos agir em favor da  natureza para que nós possamos usufruir tudo de bom que ela nos oferece.
      Um dia depois que fiz essa matéria venho lamentar que hoje dia 23 de Agosto de 2010 dia em que completo 42 anos às 22 horas e 40 minutos vou durmir preocupado com a natureza, novamente a mata nativa da Serra do Cruzeiro em Ilicínea está sendo destruída com fogo.Mas ainda há esperança, 20 voluntários já estão no local tentando controlador o fogo. Em Agosto de 2007, alguns na sexta-feira da mesma semana  da morte de Monsenhor Francisco Figueiredo vandalistas  atearam fogo nesta mesma Serra. É pena que o nosso Patrimônio Turístico está sendo covardemente destruído por irresponsáveis, e nós pagaremos um preço muito alto pela atitude de pessoas inconsequentes.
Matéria de Vítor Eugênio.
Foto de Lucinea Santos.




3 comentários:

  1. Esse ipê é realmente algo fascinante, esse da foto fica na Volta Grande, na propriedade do Sr. Toim do Vito. uma oportunidade de todos admirarem essa foto e colaborar na preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Voluntários abençoados por Deus conseguiram acabar com o incendio parabens a todos

    ResponderExcluir
  3. Ipê amarelo ,árvore símbolo do Brasil.Quem escolheu acertou,é uma árvore magnífica.Essa foto ficou uma obra de arte,arte que vem de Deus e que nossa querida Lucinéa soube enquadrar tão bem.Tenho um pé plantado no meu quintal aqui em Carapicuiba-São Paulo.Não chega a florescer como essa,mas mesmo com poucas flores eu fico admirada,é um bálsamo pra alma.

    ResponderExcluir