quinta-feira, 26 de agosto de 2010

APAE de Ilicínea comemora a Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla


    

     O movimento Apaeano comemora a Semana Nacional do Excepcional desde sua instituição em 1964, como espaço de compartilhamento interno e de interlocução com a sociedade em geral, visando a promoção humana e inclusão social da pessoa com deficiência. Anualmente os temas são atualizados, buscando a modernização das idéias e ações para o alcance de suas finalidades. Olhando para o futuro na busca de novas conquistas e atentos às mudanças que fazem buscar novos caminhos para melhoria de atendimento ao público, através de pesquisas realizadas pela Federação Nacional das Apães confirmou a ¨Semana Nacional do  Excepcional¨ como sendo a  ¨Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla¨.

     O uso termo excepcional foi recomendado para substituição desde a década de 70 no relatório de Warnock, importante  estudo realizado no Reino Unido. Em seu lugar, a expressão necessidades educacionais especiais foi indicada, acolhida na Declaração de Salamanca nos anos 90. Por sua vez, a expressão deficiência intelectual foi empregada em substituição à deficiência mental nas discussões e no texto de Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual em 2004.

     Atenção amor e carinho. Este é apenas um dos propósitos que a semana especial pretende proporcionar aos assistidos da Apae. Com o tema: Autogestão e Autodefensores: Conquistando caminhos para ser e conviver  ¨A rede Apae(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) pelo Brasil afora  organiza entre os dias 21 a 28 de agosto de 2010, diversas atividades alusivas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A diretora da Apae de Ilicínea Lucinea Santos, destacou  que a semana tem grande importância para a instituição, e confirmou a presença  dos alunos e funcionários numa palestra ministrada por FURNAS além da participação  na Celebração Eucarística. Zuleide Marques proprietária da pizzaria Bella Itália convidou os alunos para um rodízio de pizzas doado por ela  em comemoração a semana. Sexta-feira dia 28 de agosto encerra com uma confraternização entre alunos dos dois turnos na APAE Santos Anjos em Ilicínea. 

     Atualmente, as APAEs  estão presentes em mais de 2 mil municípios brasileiros, constituindo-se no maior movimento comunitário do mundo. O nome escolhido para a primeira entidade no Brasil, em 1954, a do Rio de Janeiro, foi Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ou abreviando, APAE. O nome e a sigla não só permaneceram os mesmos até hoje, como se transformaram em sinônimo de credibilidade, doação, amor e competência. Em 1962, houve uma assembléia das APAEs, até então existentes e foi criada a Federação Nacional das APAEs.
Matéria de Vitor Eugenio.
Fotos: Lucinea Santos

Fonte:   Federação Nacional das  APAES



Um comentário:

  1. Claro que adorei as mnoticias, mas é bom deixar bem claro que realizamos esta semana especial com a colaboração de muitas pessoas e comércios de nossa cidade, por isso, agradeço a todos que acreditam em nosso trabalho e ajudam a oferecer alegria e satisfação a nossos alunos, dando-lhes oportunidade de viver e conviver em nossa sociedade. A você Vítor, muito obrigado por essa oportunidade de divulgar nosso trabalho mostrando como funciona nossa entidade e como nossos alunos estão sendo valorizados. Um grande abraço.

    ResponderExcluir