quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pastoral da Criança promove a Celebração da Vida nas Comunidades em Ilicinea


     Todo último sábado de cada mês, a Pastoral da Criança da Comunidade São Benedito da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ilicinea, realiza a Celebração da Vida, com trabalho desenvolvido pelas integrantes da pastoral: Geceli Pereira Rosa, Rosalene de Jesus Silva Menali, Jessica Camila Silva, Francisca Aparecida Silva e Ana Paula Fernandes. Neste mês de maio aconteceu no sábado dia 26 na sede da APAE com sorteio de presentes e homenagem especial às mães dos bairros Planalto, Glória e Primavera que acompanham a Celebração na comunidade. A Celebração da Vida é a pesagem de crianças até 6 anos com distribuição da multimistura (farinha com complemento alimentar) com ações desenvolvidas por voluntários que acompanham as famílias assistidas orientando-as sobre seus direitos e deveres, buscando uma melhor qualidade de vida.  A Celebração da Vida no Município acontece todo final de mês na sede da Pastoral da Criança e nas Comunidades do Rosário, Rainha da Paz e São Benedito.
     A Pastoral da Criança de Ilicinea, com sede à Rua 2 de Novembro 191, foi fundada em 1994.  A primeira coordenadora foi Isabel Oliveira, por um ano. Maria Ivone da Silva assumiu em 1997 e ficou 12 anos sendo a que mais tempo ficou na coordenação. Atualmente Maria do Rosário Carvalho Costa é a coordenadora da Pastoral da Criança em Ilicinea. No documentário da Wikipédia consta que Zilda Arns Neumann, médica pediatra e sanitarista brasileira, é a fundadora e foi coordenadora internacional da Pastoral da Criança. O trabalho iniciou-se em 1983, na Paróquia de São João Batista, município de Florestópolis, Arquidiocese de Londrina, no Estado do  Paraná. Diante do sucesso, no ano seguinte, o trabalho da Pastoral da Criança se expandiu para outras regiões brasileiras com apoio dos bispos. Zilda faleceu na cidade  Porto Príncipe dia 12 de janeiro de 2010, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país, naquele dia  o Haiti   foi atingido por um violento terremoto e Zilda foi uma das vítimas da catástrofe.
Matéria de Vítor Eugênio.
Dados complementares da Pastoral da Criança estão disponíveis no link:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Pastoral_da_Crian%C3%A7a .




2 comentários:

  1. Vítor Eugênio , vc vai longe , por seu trabalho junto a esta comunidade , é maravilhoso ver alguem relembrar de pessoas como Zilda Ams Neumann e enqunato ela viver em lembranças de pessoas como vc , não morrerá jamais.Abços.

    ResponderExcluir
  2. oi vitor!!!
    estive ai e conheci o trabalho dessas pessoas. E um trabalho maravilho, eles trabalham com pouco recurso financeiro mas procuram fazer o melhor. Dia 12 de outubro eles vão realizar a festa do dia das crianças e eles tem que sair de comercio em comercio arrecadando dinheiro para que possam fazer uma bela festa. Os interessados podem ajudar mandando dinheiro para um conhecido ou parente para que seja entrega aos que trabalham por essas crianças.

    ResponderExcluir