quinta-feira, 3 de maio de 2012

Fluminense de Ilicinea 30 anos de glórias


´    No inicio Waldir Justino de Carvalho (Dirso Justino) tinha uma equipe de futebol com sete jogadores que participava de Campeonatos no Campinho do Braz Vilela de Lima. Em 1982 Dirso reuniu um grupo de adolescentes com propósito de montar uma equipe com objetivo de disputar os demais Campeonatos de Futebol Amador no Município de Ilicinea.  Ficou acertado que Marcelo Montijo Teixeira um dos jogadores do grupo em viagem à São Paulo seria o responsável para comprar  o uniforme com cores iguais à Ponte Preta, Fluminense ou Cruzeiro e de acordo com o jogo de camisa adquirido daria o nome ao Clube de Futebol recém fundado. A compra do primeiro uniforme se deu em cores  homônimas ao Tricolor Carioca  das Laranjeiras que deu origem ao nome de Fluminense Sport Ilicinense.
   A principio o time participava apenas de Campeonatos de Base, Torneios Rurais  e Quadrangulares,  alguns deles organizados por Dirso disputados no Campo do Rosário. Em 1989 o Fluminense disputou pela primeira vez o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Ilicinea e sagrou-se campeão no ano seguinte em 1990. Daí em diante vieram as glorias e hoje soma 58 troféus dentre Torneios Rurais e vários  títulos de destaque conquistados: Tri campeão Municipal de Futebol Amador de Ilicinea (1990, 1995 e 2001), Bicampeão da Copa dos Campeões de Ilicinea (1993 e 1997), Campeão da Copa Intermunicipal disputada em Ilicinea em 2008 e Tri Campeão Municipal de Veteranos. O Fluminense uniu-se ao Bela Vista, outro clube de tradição em Ilicinea (fundado também em 1982) e disputaram a 4ª Copa Sul Mineira Futebol Amador temporada 1991/1992 com o nome de Belanense chegou ao terceiro lugar e recebeu o troféu Silvio Barbosa Martins (Disciplina). Por quatro anos o Fundador e Presidente de honra do Fluminense Dirso Justino assumiu a LEIFA de 2005 a 2008 e somente neste período afastou-se da diretoria do Clube. Antônio Nivaldo da Silva (Nivardão) é membro da diretoria desde o inicio sendo o que mais acompanhou a trajetória do Tricolor de Ilicinea; Renê, os irmãos Nilvan e Nirley são os jogadores mais atuantes nestes 30 anos; José Anézio dos Santos (Nezinho) é o maior artilheiro em amistosos e  Gilmar Andrade ( Gilmar Boiadeiro )  o maior artilheiro da equipe em Campeonatos. O Clube Ilicinense com cores oficiais Vinho, Verde e Branco é filiado à Liga de Futebol Amador de  Boa Esperança.

     Em 22 de fevereiro de 1997 na sede à Rua Treze de Maio 60 reuniram-se em Assembléia Geral, cidadãos e desportistas para deliberarem a formalização  com registro de fundação do Fluminense Sport Ilicinense, para promover o esporte amador e difundir principalmente o futebol. Na ocasião firmou-se a Ata de Fundação, Aprovação do Estatuto, Eleição e Posse da diretoria e Conselho fiscal sendo eleita a primeira diretoria: Presidente: Jose Vimar Cardoso (Diogão), vice-presidente: Salvador Ferreira Oliveira, 1º secretário: José Ronan de Oliveira, 2º secretario: Renê Antônio Barbosa, 1º tesoureiro: Adriano Alves Moscardini, 2º tesoureiro: Sebastião Augusto de Almeida (Fão), Diretor Técnico: Waldir Justino de Carvalho (Dirso), Diretor Social: Kleber Luis de Sousa, Conselho Fiscal: Edson Moscardini (Shalon), Waltair Augusto Justino (Quirinho) e Antônio Eustáquio Silva(Tõe do Caito), com suplentes: Antônio Nivaldo Ferreira(Nivardão), Jesu Procópio da Silva e Vadilson de Jesus Carvalho.
 Matéria de Vitor Eugênio.








2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar o VITOR EUGENIO,pela reportagem exibida do time do Fluminense Sport Ilicinense, pois fiquei até emocionado ao ver esta MARAVILHOSA EQUIPE ,não só de FUTEBOL, mas também de grandes AMIGOS da qual fico orgulhoso de poder ter participado! Um GRANDE ABRAÇO A TODOS VICTOR HUGO(DO FLUMINENSE PARA PONTE PRETA).

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ao Fluminense e ao Dirço Justino,por lembrar de nós goleiros(ZITA,HELVÈCIO e ADEMAR)os unicos campeões com a camisa 1 durante esses 30 anos de glória do Fluminense.Parabéns ao Dirço e diretoria que durante muito tempo honrou esse nome de Fluminense Sport Ilicinense com muita competência.ZITA 12.

    ResponderExcluir