quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Casa da Cultura de Ilicinea valorizando a nossa cultura


        O imóvel da família Moscardini onde hoje é a Casa da Cultura de Ilicinea, foi construído em 1923  por Querubine Moscardini, fazendeiro e comerciante, natural da cidade de Luca, na Itália. A edificação possuía monjolo e moinho onde produzia polvilho e torrava farinha de milho para consumo próprio e venda. A residência já funcionou como pensão,  loja, alfaiataria, e salão de baile até  1935 quando  foi construído  o Clube Social Ilicinense ao lado da casa.  O filho mais novo,  Tomás Moscardini conhecido como Mazico, residente em Campinas no estado de São Paulo é o herdeiro do patrimônio  que foi Tombado em 2002.
     Em 12 de dezembro de 2007 foi inaugurada a  Casa da Cultura doutora Suely Vilela, à rua direita 280,  com a missão de resgatar e preservar o patrimônio e a memória do Município de Ilicínea. No local acontece vários  eventos escolares. O primeiro evento após a  inauguração aconteceu em 23 de dezembro de 2007, na ocasião foi realizado  o primeiro Campeonato Municipal de Truco da Casa da Cultura. O campeonato foi organizado pelo prefeito Silvio Ribeiro de Lima,  Vítor Eugênio de Melo (Correios) e o comerciante Jair Pimenta Marques, com a  participação de 16 duplas de truqueiros, da qual foi campeã a dupla Big Loiro e Sucutuba ( Leandro Nogueira e Vanderlei Silva). Além de promover eventos na cidade a Casa da Cultura oferece os cursos  de pintura em tecido, capoeira, informática, violão , flauta doce e canto.
    A  diretora da Casa da Cultura  Brigite Pinheiro Brito conta com uma equipe de colaboradores para desenvolver bem os trabalhos durante o ano. São eles :  a professora Wilma Rodrigues é historiadora;  Fabíola Alves Oliveira Bueno é monitora de informática;  Assunção de Oliveira ministra cursos de pintura em tecidos; Irene Vilela Dias ministra  aulas de violão, canto e flauta ; são tres grupos responsáveis pelas aulas de  capoeira: Grupo de Capoeira do Valdinei, Grupo de Capoeira Cordel da Liberdade Nova Geração de Ilicínea, e , Grupo de Danca e Capoeira Liberdade;  Romilda Barbosa e Lázaro Vilela Sobrinho são os zeladores do patrimônio.  A Casa da Cultura   presente nos eventos Municipais em 2010, encerra  os trabalhos hoje dia 22 de dezembro e reabre dia 03 de janeiro de 2011. 
Matéria de Vítor Eugênio

3 comentários:

  1. Sou sobrinha neta de Tomás Moscardine,meu tio "Mazico".Essa casa era minha paixão,na minha visão de criança ela era um palácio!Foi uma escolha acertada para ser Casa da Cultura.Os Ilicinenses precisavam de um espaço assim,gostei da biblioteca,da sala dedicada ao Doutor João ,figura que fez parte da minha infancia,mas que estranhamente não conheçi pessoalmente.A sala dedicada ao Monsenhor Francisco,meu padre inesquecível,a árvore genealógica da família Moscardine,fotos variadas de tantos momentos da cidade...enfim,os organizadores estão de parabens.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai, José Alves Pinheiro, era filho de Congonhas, Ilicínea, seus pais se chamavam Joaquim Alves de Alvarenga e sua mãe, Elisa. Tinha irmãos: Bem, Negrinha, Nego...Tia Negrinha se casou com um comerciante chamado Onofre, teve filhos: Varlei, Vagna, Valtinho...Tia Bem se casou com tio Aureliano, teve filhos como José Jorge, hoje fazendeiro aí na região, não sei onde. Teve um outro filho chamado Pedrinho, advogado, morando em Goiânia, se não me engano.
    Se alguem conhecer algum dos citados, favor passar meu telefone e email (21 81273000, j.tercio@hotmail.co
    m). Não conheço quase nada da família do meu pai, falecido em 1950.
    Muito obrigado.
    Tércio Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Sra Augusta,
    em Boa Esperança havia uma familia Moscardine, tinham uma padaria quando eu era criança...60 anos atrás!
    A senhora é da mesma familia?

    ResponderExcluir