sábado, 4 de dezembro de 2010

Cafeeicultor de Ilicínea venceu o 7º concurso de qualidade de Cafés Especiais de Minas Gerais

   

     O 7º concurso de qualidade de Cafés Especiais de Minas Gerais contou com 974 amostras inscritas de todas as regiões produtoras do Estado. O produtor Efraim Botrel Alves, do Município de Ilicinea no Sul de Minas foi campeão estadual da categoria ¨natural¨, com 89,9 pontos e vendeu um lote de 9 sacas, cada uma por R$900,00, além de outra saca isolada (microlote) por 4 mil. O vencedor na categoria ¨cereja descascado¨ foi o produtor Ralph Castro Junqueira, de Carmo de Minas, também no Sul do Estado, ele ganhou nota 89,1 numa escala que vai até 100. Além da saca comercializada por 8,1 mil ,o produtor vendeu um  lote de nove sacas do mesmo café, cada uma por R$1,5mil . Foram selecionadas 49 amostras de cafés para etapa final que tiveram mínimo de 80 pontos, das quais 18 foram anunciados vencedores.
     O café vencedor na categoria cereja descascado no concurso deste ano é cultivado em uma propriedade aprovada pelo programa Certifica Minas, programa de certificação de café implantado pelo governo estadual para valorizar ainda mais os melhores cafés, atraindo mais compradores. De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e abastecimento, 1200 propriedades de café de Minas já foram certificadas. Até o final de 2011, a meta é chegar a 1500 propriedades aprovadas pela certificadora internacional. No site www.agricultura.mg.org.br, disponibiliza matéria e destaca os vencedores do concurso por região. Na categoria Cereja Descascado: Ralph de Castro Junqueira(campeão estadual)- município de Carmo de Minas-Sul de Minas; Amélia Ferracioli Delarisse-município de Patrocínio- Região do Cerrado; Geraldo Bruno da Paixão- São João do Manhuaçu- Matas de Minas. Na categoria Natural: Efraim Botrel Alves(campeão estadual) – município de Ilicinea- Sul de Minas; Acácio José Dianin - município de Romaria- Região do Cerrado; Geraldo Bruno da Paixão- São João do Manhuaçu – Matas de Minas.
      A assistência aos produtores para adequação das propriedades é realizada gratuitamente pela Emater-MG. Para Antônio Osvaldo Arantes, técnico agrícola responsável pela assistência aos produtores rurais de Ilicínea, o 1º lugar no 7º Concurso de Qualidade de Cafés Especiais de Minas Gerais, incentiva os produtores locais a investir na qualidade do café. A Emater de Ilicinea atende 952 agricultores, sendo dois funcionários diários, o  extensionista agropecuário Antônio Osvaldo Arantes e  a secretária Silvia Aparecida Costa. Duas vezes por semana o engenheiro agrônomo, Reynaldo Rocha Beltran, trabalha especificamente na Certificação do Café. O  produtor Efraim Botrel Alves, vencedor do concurso,  é um dos parceiros da Emater, e há mais de 10 anos  investe em  cafés especiais em sua propriedade na  fazenda Chapadão em Ilicínea.
Matéria deVítor Eugênio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário