sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tião Gomes um personagem histórico de Ilicinea


     Filho de Antônio Gomes e Maria Gomes, Sebastião Gomes era um menino saudável, esperto e muito levado que morava na Fazenda do Doutor Osvaldo, na comunidade do Mato Grosso em Ilicínea. Conhecido por suas travessuras, Tião levou vida normal até a adolescência, quando adoeceu e foi levado para outra cidade para fazer tratamento de saúde. Quando voltou à fazenda, o menino estava paraplégico e assim permaneceu pelo resto da vida. Para os mais céticos, a explicação para a paralisia do menino teria sido erro na aplicação de um remédio injetável, para outros, seria castigo de Deus, pelas suas travessuras. Provavelmente faltaram recursos e tratamentos médicos.   Após a morte do pai, mudou-se para Ilicínea. Com dificuldade de locomoção, perambulava pelas ruas saltando sobre os calcanhares e apoiando as mãos no chão, sempre em companhia da mãe. 
     Conta a lenda, que a meia noite, Tião se levantava da cama, caminhava normalmente, e quando o dia amanhecia era tomado pela paralisia.  Segundo supersticiosos, isso acontecia porque ele tinha parte com o demônio. Com o passar do tempo, a mãe conseguiu uma carrocinha para transportar o filho. Diariamente os dois transitavam pelas ruas, e nas paradas dona Maria pedia um cafezinho para o Tião, por que muitas vezes quando ganhava um prato de comida ele costumava jogar fora.  Quando não era atendido, Tião ficava muito agressivo. Era pouco higiênico, estava sempre resmungando, dizendo palavrões e atirando pedras nas casas e pessoas. Algumas crianças, que não tinham medo dele, faziam chacota, e a resposta sempre era em forma de palavrões e pedradas. Com a morte da mãe, sua irmã assumiu o posto de acompanhante e a saga continuou. Por um tempo, ele foi morar na Vila Vicentina, até que foi encontrado morto, por causas naturais. Tião Gomes, foi mais um dos muitos  personagens  que povoam o imaginário popular de Ilicinea.
     Quando eu era criança no inicio dos anos 80, eu morava com meus pais na Rua Áurea esquina com a Rua Brasil, local onde todos os dias dona Maria Gomes carregando o  filho Tião Gomes na Carrocinha parava para descansar. Ao contrário das outras crianças eu aproximava dos dois para conversar e buscava o cafezinho que o Tião tanto gostava. Os dois moravam também quase no fim da Rua Aurea mais ou menos 20 metros depois da Rua Tiradentes  numa casinha simples, onde hoje  é casa número  926, cerca de 500 metros da nossa casa. Por várias vezes a pedido de dona Maria ajudei ela a transportá-lo na carrocinha na descida da Rua Brasil, devido a dificuldade de descer a rua. Na época os meninos que gostavam de chacotear,  me chamavam de motorista do Tião Gomes.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fonte: Casa da Cultura de Ilicinea com adaptação de Vitor Eugênio.



3 comentários:

  1. E Vitinho, conheci o tiao Gomes desde meus 07 anos, inclusive sua mãe na época foi minha primeira professora, durante um ano la no Mato grosso o Tião Gome ja fazia suas peraltisse, corria atrás de nós com pedra, tinha dia que não conseguia ter aulas, fazia sua mae até dormir fora de casa, depois fui pra cidade estudar, ele continuou la no mato grosso, aconteceu em alguns dias, que eleaté, desmanchou toda uma casa tirando tijolo por tijolo. kk lendário tião gome.

    ResponderExcluir
  2. O sujeito era mesmo muito levado. Agora temos mais dados para acrescentar à história dele. Viu como é só publicar que a mémoria vem a tona? É assim que a história perpetua.
    Wilma

    ResponderExcluir
  3. Ele adorava ir lá pra casa na roça (Urtiga) meu pai (Antônio Sergino) punha ele no carro e levava, ele dormia lá junto com sua mãe e depois no outro dia meu pai os trazia de volta. sua mãe dormia no quarto na cama e ele agachado na copa. A gente só colocava um cobertor encima dele.sua mãe era uma pessoa muito sábia e prendada, aprendi a fazer crochê com ela. As vezes ele ficava agressivo, mas tbm coitado tinha todos os motivos pra isso. Pessoas adoráveis tanto a D. Maria gomes como o Tião Gomes!

    ResponderExcluir