segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dé um boleiro que deixou saudades


     José Moises Bernardes (Dé) Filho de Lázaro Moíses Bernardes e Valdomira Bernardes nasceu em Ilicinea no dia 09 de abril de 1947.  Aos 14 anos começou a trabalhar na Cerâmica São João onde trabalhou de 1962 a 1975. De 1976 a 1977 morou em Campinas no Estado de SP onde foi cobrador de ônibus e trabalhou em metalúrgica. Em 1978 retornou a Terra Natal voltou a trabalhar na Cerâmica São João até aposentar-se  em 2002. Dé foi um homem participativo nos eventos da Sociedade Ilicinense. Ele foi  jogador de futebol , mas se destacou mais  como árbitro desde os 18 anos e atuou  20 anos. Além de apitar jogos nos campeonatos de futebol de Ilicinea e campeonatos de futebol de Guapé, ele  foi árbitro de futebol da Liga de Boa Esperança e da Liga de Futebol de Passos ambas filiadas a Federação Mineira de Futebol.
            Guarani de Ilicinea 1975 -Dé o primeiro da esquerda p direita ( agachado).
     Dé esteve sempre presente na sociedade, foi garçon, zelador e porteiro no Clube Social Ilicinense desde a inauguração trabalhando por 22 anos. Quando parou com a arbitragem continuou no futebol na portaria e bilheteria. Seu grande sonho era a banda de música de Ilicinea que segundo ele acabou por falta de apoio na época, a banda do Zé Bituta  em que participou na adolescência e citou alguns músicos: Dr Alcimar de Almeida, Luis do Antônio da Kita, Nilo Pinheiro, professor Adenauer de Oliveira, Nival Pinheiro, Aristides Severo de Oliveira Neto(Tidinho) , Nilton Mendes Vilela e Onofre Guedes. O boleiro faleceu em 05 de novembro de 2009, deixou a esposa Maria das Graças Torres Bernardes, seis filhos, seis  netos e uma bisneta. A quadra de esportes do bairro José Menali recebeu o nome de Quadra Municipal José Moisés Bernardes(Dé), uma homenagem a um dos maiores desportistas de Ilicínea.
Matéria de Vitor Eugênio.
OBS: Dé faleceu um mês  após me conceder esta entrevista, da qual fiz o release.

    

Um comentário:

  1. Seu trabalho é excelente e contribui muito para o resgate da história de Ilicínea, de forma objetiva, ética e imparcial . Muitas vezes o usamos como fonte de pesquisa. Inclusive copiamos esta e outras postagens para nossa pasta Personalidades e Personagens de Ilicínea.
    Wilma Rodrigues
    Casa da Cultura "Dra Suely Vilela"

    ResponderExcluir