sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Chico da Bandola um artista de Ilicinea completa 72 anos


     Francisco Procópio da Silva, conhecido como Chico da Bandola, solteiro, trabalhador rural aposentado, nascido em 6 de janeiro de 1940 em Ilicinea completa 72 anos hoje dia dos Reis. Filho de Ana Rita Cesarina e José Procópio teve 12 irmãos dos quais apenas 3 estão vivos. Na infância morou na cidade de Boa Esperança e aos 10 anos retornou a sua Terra Natal. Uma vida dedicada à música e a Igreja. Muito humilde e de muita fé carrega contigo uma grande virtude o dom do perdão. Devoto de Nossa Senhora Aparecida há 46 anos dedica seu tempo à animação das Celebrações Eucarísticas e festas da Igreja Católica.

     Quando criança observava com atenção seus irmãos Luis e Amadeu tocar instrumentos musicais. Ele esperava os dois sair de casa, e sozinho dedicava a sua vocação, tendo em vista que os irmãos não o ensinava e por cuidado não deixava pegar os instrumentos. Deus deu a ele este dom e aprendeu a tocar primeiro o cavaquinho de quatro cordas, o bambolim e depois o violão. Chico da Bandola com problemas de circulação perdeu o pé, mas não perdeu a esperança de voltar a animar as festas de Congo e Folias de Reis, duas festas folclóricas no Município. Com muita saudade e emoção relembrou as Santas Missões de 1982, e conta que fez parceria com Padre Sebastião nos cânticos daquele ano. As novenas das Santas Missões coordenadas por Olivina Cândida da Silva e Maria do Rosário Oliveira, marcou a vida dele que elogiou as pregações de Padre Antônio Figueiredo. Agradece muito ao Monsenhor Francisco Figueiredo que lhe deu a oportunidade de participar do Coral das Missas por tão longo período. Falando do passado comentou que o tio Antônio Cassinunga, Vicentino que coletava as esmolas no fim das Missas, ficou conhecido por carregar a cruz e participar de todos enterros da época.
     A grande superação da vida do Chico foi quando largou a bebida, há 21 anos. Ele não cansa de elogiar a Rejane e afirmou que ela é mais que uma mãe pra ele. Outra saudade da qual ele comentou é o grupo de jovens UAI coordenado por Olivina na década de 80. Nos dias de hoje ele participa do coral do  Grupo de Crianças e Adolescentes De Mãos Dadas, fundado e coordenado longos anos por Rejane Maria de Oliveira que teve como colaboradora Fabiana Nunes Guedes. _ ¨Com Rejane caminhamos juntos na estrada de Jesus por 20 anos¨, afirmou com entusiasmo. Chico da Bandola já morou em São Paulo, Rio de Janeiro e Passos, mas Ilicinea é a sua grande paixão. Ele fez os arranjos da música Maria mãe de todos, Rainha da Igreja,  composição de Israel Marciano. O artista mora sozinho, mas tem duas relíquias companheiras, um violão e uma Bíblia. O violão conta a vida dele, e a Bíblia representa tudo para ele.
Matéria de Vítor Eugênio. 
Fotos de Vinicius Eugênio e Vinicius Thiago.
Vídeo : Vinicius Eugênio. 



9 comentários:

  1. Neire Cristiani Lima6 de janeiro de 2012 às 14:03

    Tenho grande admiração pelo Chico, desde quando participei do grupo de Jovens nos anos 80. Estávamos sempre presentes da missa das onze aos domingos. Quantos domingos fomos a vila Vicentina animar os idosos.
    Época que a gente não esquece e nem podemos esquecer, foi uma época muito importante em nossa vida de adolescentes, pois lá nos dispersamos de muita coisa ruim e estávamos sempre unidos em Deus.
    Um grande abraço ao Chico e todos os companheiros do grupo de Jovens UAI(Unidos Amigavelmente Iguais)

    ResponderExcluir
  2. WALLEY IZAIAS DA SILVA6 de janeiro de 2012 às 20:23

    Parabéns ao Chico pelo aniversário.Homem de coração puro!

    Walley Izaias da Silva.

    ResponderExcluir
  3. Desejo muita felicidade e saúde a este humilde e bom homem que marcou história em ilicínea,um dos primeiros musicos e artista desta cidade...

    ResponderExcluir
  4. Rejane Maria de Oliveira Pinheiro7 de janeiro de 2012 às 10:40

    Que matéria linda Vitor, parabéns! O Chico da Bandola representa muito na minha vida, ele é meu anjo da guarda, meu amigo, e como ele mesmo diz, um filho pra mim, vou cuidar dele pra sempre. Que Nossa Senhora Aparecida dê muitos anos de vida para o meu amigo e que ele continue sempre tocando seu lindo violão pra nos encantar.

    ResponderExcluir
  5. Desejo muita saúde e felicidade ao nosso grande amigo Chico. Obrigada por fazer parte da minha vida..Que Nossa Senhora Aparecida sempre o cubra com seu manto..Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  6. Também me lembro bem do Sr.Chico,no meu tempo de criança,que qdo aos domingos participava das missas sendo tbm acompanhada pelo vovó Antonio Cunha,com sua acordeon,onde ambos animavam as missas e eu ali junto deles.Me lembro tbm agora recente como disse o Vitor de seu problema de circulaçao qdo amputou o pé eu fui uma das quais que com muito carinho,amor e dedicaçao cuidei dele qdo estava no Hospital internado.Muitas felicidades,e saude a esse guerreiro q Nossa Senhora sempre o abençoe....

    ResponderExcluir
  7. parabens, Chico que Nossa senhora lle adençoe sempre e que continue conosco por miutos e muitos anos.

    ResponderExcluir
  8. Parabensss Chico desde pequena quando ajudava na missa das 9 lembro dele la tocando muito alegree!Q Deus o ilumine sempre pois é um grande homem!!

    ResponderExcluir