sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Associação de Moradores do Planalto, Primavera e Glória é recolhecida como de utilidade pública estadual




     A Associação dos Moradores dos Bairros Jardim Primavera, Jardim Planalto e Glória (APPG) com sede no Município de Ilicínea é uma  entidade  de direito privado, sem fins lucrativos, tendo por escopo atuar em favor do desenvolvimento da comunidade e a conseqüente melhoria da qualidade de vida de seus membros. A APPG,   foi fundada em 24 de março de 2005 e  tem como  fundadores e primeiros diretores : João  Messias da Silva, João Batista Vilela de Oliveira, Valdir Aparecido da Silva, Maria Cleusa de Oliveira, Antônio Nilton de Paula, Daniel Gonçalves, Jorge Luiz da Cunha, Valdeci Rosa, Maria do Rosário Costa Ferreira e Francisca Nazareth Silva. O primeiro presidente da Associação foi  João Messias da Silva.
     A entidade tem por finalidades: integrar e dinamizar as ações da comunidade, promovendo os vínculos de solidariedade e cooperação e solidificando o espírito associativo;  representar a comunidade perante órgãos públicos e privados, objetivando obter respostas para as demandas e carências detectadas; exigir o equacionamento das necessidades e problemas dos moradores, a partir de dados sobre sua situação socioeconômica e cultural; cadastrar as famílias residentes em sua área de atuação; conscientizar a população de suas potencialidades; executar tarefas de relevante interesse público, funcionando  como agente do processo de desenvolvimento da comunidade; ser instrumento de formação, educação e conscientização de jovens e adultos; promover e defender os direitos humanos; divulgar e incentivar a cultura, o esporte e o lazer; proteger o meio ambiente; combater a fome e a pobreza; proteger a saúde,  a família, a maternidade, a infância, a adolescência e os idosos; defender o direito da moradia.
     A Associação é administrada pela Assembléia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. A atual diretoria foi eleita em 12 de junho de 2009 com mandato até junho de 2011 sendo formada  pelos membros:  Presidente: Antonio Marcos Borges da Silva; Vice-presidente: Francisca Nazaré Silva; 1º tesoureiro: Antônio Nilton de Paula; 2º tesoureiro: Patrick Elias Bárbara; 1º secretário : Ranielli Helena Rodarte; 2º secretário: Hébil Carlos da Silva. O Conselho Fiscal: Alcino Juvêncio e Bruno Miguel Alves sendo suplentes do Conselho Fiscal André da Costa e João Batista Vilela de Oliveira. A APPG  dispõe de  um lote á  rua José Leopoldino  Mendes e o atual  presidente Antonio Marcos Borges da Silva e a diretoria  da associação tem como desafio construir a sede própria da entidade com objetivo de implantar um telecentro comunitário para ministrar palestras e cursos de capacitação profissional, dentre eles: cursos de violão, artesanato e informática  como meio de promover  a integração da comunidade.
     Em 08 de julho de 2010, o Diário do Executivo ¨Minas Gerais¨ publicou o ato de interesse da Associação com  o seguinte comunicado da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais:  A Lei Estadual número 19023/2010, de 7 de julho de 2010, no artigo 1º foi declarada de utilidade pública estadual a Associação dos Moradores dos Bairros Jardim Primavera, Jardim Planalto e Glória(APPG) com sede no Município de Ilicinea, com isso a entidade poderá receber recursos destinados diretamente do Estado de Minas Gerais.


Matéria de Vítor Eugênio


Um comentário:

  1. Muito justa essa matéria, pois é um reconhecimento pela capacidade das pessoas que fazem parte dessa associação pela sua organização e benefício do bem comum. Quando ao presidente da associação, afirmo ser uma pessoa muito capacitada para exercer tal função, pois além de ser uma pessoa competente, sempre está corendo atrás de benefícios não só para a associação, mas para tudo aquilo que benefcia as pessoas, sem interesse nenhum em se promover; Gostaria de parabenizar a associação por mais esse mérito de ser reconhecida como utilidade pública, pois esse é um canal para futuras e prósperas realizações, porque só através da legalidade é possível fazer melhorias. As pessoas que fazem parte desses bairros devem se sentir orgulhosas por pertencerem a uma associação com membros tão competentes para dirigi-la, pois são pessoas de bem. Quanto ao presidente, mas uma vez, ressalto seu interesse em melhoria de tudo, pois sempre que se fez necessário, estava e está sempre presente para representar a APAE, com sede no bairro Glória, nos eventos de grande importância, seja na cidade ou em qualquer putro loca, nunca medindo esforços para estar presente. Parabéns pela matéria, pela justa homenagem à associação, aos membros da mesma pelo compromisso com o povo e ao povo desses bairros, verdadeiros beneficiados.

    ResponderExcluir