sexta-feira, 25 de junho de 2010

4º Arraial de Ilicínea


     Fim de semana diferente e movimentado em Ilicinea. Nos dias 25,26 e 27 de Junho de 2010, a partir das 19: horas, acontece na praça Padre João Lourenço Leite o 4º Arraial de Ilicinea, com a tradicional quadrilha, barracas típicas e música sertaneja apresentada pelos artistas locais. É um jeito divertido de festejar e valorizar a cultura local. Na sexta-feira o traje de melhor típico caipira, estará concorrendo a prêmios. No domingo o evento começa mais cedo a partir das 14 horas. O Arraial é organizado pela Casa da Cultura e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, com a participação da Escola Municipal Professor Ismael Silva, Escola Municipal Professora Maria Elma Firmino, Centro Educacional Luriane Rosalves Ribeiro, Apae e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
     Maior atração  do  4º  Arraial  de  Ilicinea, a  quadrilha, surgiu  na  França  no século XVIII  e tem  origens nas danças inglesas. Ela foi trazida para o Brasil pela Corte Portuguesa no século XIX, fez muito sucesso nos salões brasileiros no Rio de Janeiro, sede da Corte, desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que modificou suas evoluções básicas e introduziram outras, alterando inclusive a música. A Quadrilha representa a festa do casamento dos noivos, e os compadres e as comadres dançam ao som da sanfona, da viola e outros instrumentos. No Brasil, é parte das comemorações chamadas de Festas Juninas. Um animador vai pronunciando frases enquanto os demais participantes, geralmente em casais, se movimentam de acordo com as mesmas.
     As festividades do mês de junho já existem desde antigamente, quando os moradores do Hemisfério Norte faziam rituais de fertilidade para crescer a vegetação, aumentar as colheitas e fazer chover. No período surgiu também o costume de fazer fogueiras para espantar os maus espíritos das plantações. A tradição católica de comemorar o dia de São João (24 de Junho) veio de Portugal, e os festejos ganharam o nome de ¨Festa Junina¨, comemorando também os dias de Santo Antônio (13 de Junho) e São Pedro (29 de Junho). Nas Festas Juninas há fogueiras, bandeirinhas, comidas típicas, brincadeiras e danças, como a quadrilha. Para os Católicos a fogueira, é o maior símbolo das comemorações juninas, e tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter auxilio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.



   
  Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos.





    

Um comentário:

  1. claro que adorei ver a foto do meu filhote, mas gostei muito da matéria, pois não sabia a origem da festa junina, parabens, continue colocando materias interessantes, trazendo cultura e sabedoria para aqueles que admiram seu trabalho.

    ResponderExcluir