quinta-feira, 1 de julho de 2010

Santas Missões Populares em Ilicínea

    Nos últimos tempos estamos convivendo com um esfriamento da fé. As pessoas procuram a IGREJA com pouca freqüência os índices de violência aumentando de forma assustadora, a juventude procura os caminhos das drogas, a FAMILIA se desestrutura, inocentes são assassinados por motivos banais. Estes são alguns dos problemas sociais graves que a sociedade pós moderna enfrenta. Enfim um colapso total, uma série de acontecimentos negativos sucessivos, nós ficamos assistindo passivamente, sendo omissos, não tomamos nenhuma atitude. Uma alternativa viável que vem acontecendo em várias Comunidades Cristãs, é a experiência das Santas Missões Populares, como forma de construir a vida com cidadania e dignidade.

     A Igreja Católica de Ilicínea, através do pároco Padre Antônio Claret, e de acordo com a Diocese de Campanha, está plantando uma semente com objetivo claro de recuperar a sociedade para o bem comum. Todos os Ministérios, Pastorais, Movimentos e Serviços da Comunidade Católica de Ilicínea, foram convocados para reunião, quinta-feira dia 01 de Julho de 2010, às 20 horas no Salão Paroquial para formação da EQUIPE PAROQUIAL DAS SANTAS MISSÕES POPULARES DIOCESANAS. Dois representantes da Paróquia, a Camila e o Douglas Lundy participarão do retiro que será realizado em Três Corações, Sábado dia 03 e Domingo dia 04 de Julho. Os dois serão os Coordenadores das Santas Missões Populares em Ilicínea.
     As Santas Missões Populares foram idealizadas pelo padre Luiz Mosconi, com objetivo de descobrir e valorizar o que há de bom nas pessoas e nas culturas: ajudar as pessoas a darem um sentido verdadeiro à própria vida; convidar as pessoas a serem seguidoras de Jesus, num grande mutirão em defesa da vida e da cidadania; fazer crescer em qualidade e quantidade a caminhada das pequenas comunidades, viver a comunhão no pluralismo; zelar pelo meio ambiente e despertar nas pessoas o gosto pela missão.

     As Santas Missões Populares acontecem no meio do povo aproximando as pessoas, renovando e fortalecendo a sua fé para uma vivência cristã profunda e generosa, contribuindo para que o Evangelho chegue a “toda criatura”. A missão de Jesus é atualizada e vivenciada pelos seus discípulos(as) missionários(as) com visitas feitas na gratuidade convocando as pessoas para as relações fraternas, solidárias e comunitárias. São realizadas celebrações, caminhadas, assembléias, vigílias de oração, incentivo de projetos alternativos (saúde, medicina popular, mutirões, caixas comunitárias, pequenas cooperativas, criação de organizações e associações populares, de acordo com cada realidade).
Matéria de Vítor Eugênio .

Nenhum comentário:

Postar um comentário