sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sindicato do Trabalhador Rural de Ilicinea, a força do trabalhador rural.



     Em 12 de Fevereiro de 1984 à Praça Padre João Lourenço Leite número 129 (hoje Salão Paroquial), às 13 horas, reuniram-se de livre vontade com fito especial de fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicínea nos termos da legislação em vigor, as pessoas físicas, cujos nomes, idades,estados civis e categorias profissionais constam da relação nominal 1108(um mil e cento e oito) todos residiam em Ilicínea. Foi aclamando diretor dos trabalhos o senhor Jose de Oliveira Ruela que convidou para secretariá-lo e lavrar a Ata de Fundação a senhora Adetildes Moscardini Damasceno, e a Assembléia indicou o senhor João Balbino de Andrade e Valnísio Damasceno para Escrutinadores.          
     Constituída a mesa de fundação, o Estatuto foi discutido, elaborado e aprovado por unanimidade em votação por Escrutíneo Secreto. Após a votação suspendeu a seção por 30 minutos para apresentar as chapas à mesa. Apurada a votação por Escrutíneo Secreto o resultado ficou assim: Presidente: José Nicodemos de Oliveira. Secretário: Silvio Ribeiro de Lima. Tesoureiro: Armando Cardoso. Suplentes da diretoria: João balbino de Andrade, Delcídio Camilo Silva e Jose Rosa Camilo. No dia 13 de Fevereiro de 1984 o prefeito Joaquim Pio da Silva reconheceu os eleitos como diretores e fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicinea. O idealizador da fundação foi Monsenhor Francisco Figueiredo que convidou José Nicodemos de Oliveira o Zezão (na época Ministro da Eucaristia) para fundar a entidade e sinalizou apoio a ele. Outro grande incentivador foi Geraldo Santos, vereador e professor na época. Antes da fundação Rômulo Campos, Orientador Sindical da FETAEMG preparou os candidatos por seis meses.
      O Sindicato dos Trabalhadores Rurais é uma entidade sindical de 1º grau constituída para fins de estudo coordenação, proteção, representação, defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais profissional dos trabalhadores rurais integrantes do plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. O sindicato também celebra acordos, convenções ou contratos coletivos de trabalho. Mantém os serviços de assistência para seus associados, principalmente judiciária. Promove a conciliação nos dissídios coletivos ou individuais de trabalho.
     Com sede a rua 12 de outubro 351, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicínea, atende diariamente média de 30 pessoas. São 200 associados ativos e conta em seu quadro efetivo com dois funcionários: Nirlei Cristiani, gerente administrativo trabalha há doze anos e Magali Alves Silva, secretária do escritório completou nove anos de serviços prestados ao sindicato. A diretoria atual começou o mandato em 2009 e encerra em 2012. A eleição acontece a cada quatro anos. O presidente é Antônio Geraldo Neto, filiado ao sindicato desde a fundação, mas pela primeira vez chegou a presidência. A entidade sobrevive somente com uma taxa administrativa cobrada dos associados e pela prestação de serviços a terceiros. O balanço anual encerra sempre com as contas em dia. A maior demanda do sindicato atualmente é a demanda Previdenciária e o PRONAF que chega a 1000 produtores, mas também atende o Credito Fundiário e o programa do governo Luz Para Todos. O mês de Maio reserva uma data importante ao homem do campo, pois no dia 25 comemora-se o dia do Trabalhador Rural.
Matéria de Vítor Eugênio.


 

Um comentário:

  1. sou suspeita para elogiar, pois adoro esse tipo de noticia, mas de qualquer forma parabens pelo empenho em divulgar as noticias de nossa cidade.abraços

    ResponderExcluir