domingo, 30 de maio de 2010

Mutirão de combate a dengue em Ilicinea





     Começou neste Sábado 29 de Maio de 2010 com previsão de terminar dia 05 de Junho de 2010, o mutirão de combate a dengue em Ilicínea. Uma empresa especializada de Bueno Brandão foi contratada para executar o arrastão. As medidas de combate ao mosquito da dengue ganham reforço do fumacê motorizado, que percorre todas as ruas da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ilicínea, são 55 casos suspeitos sendo 5 já confirmados em 2010. Não basta apenas o trabalho de combate que está sendo feito, pois nós cidadãos somos também responsáveis pela disseminação da doença.
     Várias campanhas são feitas pelos meios de comunicações e diariamente agentes de saúde fiscalizam as residências orientando as pessoas no sentido de prevenir, sendo às vezes mal recebidos por alguns moradores que dificultam os trabalhos dos responsáveis. Uma situação comum, algumas pessoas preferem jogar o lixo doméstico reciclável nos quintais de suas residências e em terrenos baldios, tornando assim um grande criador do mosquito da dengue que gosta de água parada e limpa, sendo que a coleta de lixo é feita diariamente no município. No sentido mais verdadeiro a dengue é uma doença que nós fabricamos por descuido e parte da população transfere o problema para os governantes.
   Considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo a dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus, com evolução benigna na maioria dos casos, mas que pode apresentar complicações que, se não forem corretamente tratadas, apresentam risco de morte. No site www.py2gea.com.br cita:¨   A dengue é uma doença viral transmitida pela picada dos mosquito Aedes Aegypti  e apresenta dois tipos básicos: a clássica e a hemorrágica. Quando contaminado pela primeira vez o indivíduo contrai a dengue clássica que apresenta os sintomas: febre elevada, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e dor de cabeça intensa. Pode ainda haver sangramento gengival e nasal, manchas vermelhas pelo corpo e falta de apetite. Na dengue hemorrágica, os sintomas são os mesmos; no entanto, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente dores no abdômen e fica ora agitada, ora sonolenta – sinais de que a pessoa está entrando em choque. É este choque que leva a pessoa à morte na dengue hemorrágica¨. 
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Vinícius Eugênio.




Um comentário:

  1. Lendo a reportagem fiquei me perguntando: Como uma cidade tão pequena como Ilicínea pode ter problema com o lixo! Sei que existe a coleta feita pela Prefeitura...então a resposta é:por descuido dos munícipes!!Sei que existe muita informação.Mas pra essa pergunta eu não sei a resposta:como educar o povo!!!Nessa questão não importa se a cidade é Ilicínea ou São Paulo.As pessoas cometem os mesmos erros.

    ResponderExcluir