domingo, 2 de maio de 2010

1º de Maio dia do Trabalho


    Em 1º de maio de 1886 nada menos que 200 mil trabalhadores organizados pela Federação dos Trabalhadores dos Estados Unidos e do Canadá, fizeram uma greve geral em Chicago, reivindicando a limitação da jornada de trabalho de oito horas diárias. Os trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho com carga horária de 13 horas diárias. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos com a Revolta de Haymarket. Em 23 de abril de 1919, o senado Francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1º de maio como feriado nacional.
     Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data universal. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
     Nossos pais e avós viveram esta situação desagradável de trabalhar 13 horas, como eles diziam trabalho de sol a sol. Então se no passado os trabalhadores enfrentavam condições desumanas de trabalho, fizeram greve geral, nos dias de hoje convivemos com situações desagradáveis e às vezes é necessário também fazer greve para valorizar o trabalho. Em Minas Gerais os professores também vivem uma situação de muito desconforto com um piso salarial humilhante para a categoria e estão em greve por tempo indeterminado lutando por salários dignos. Em Ilicínea é comum professor dobrar turno para ter uma recompensa salarial, com isso a qualidade de vida e a saúde do profissional de ensino ficam para o segundo plano. Falta muito investimento na educação do país.
      Fiz o magistério, trabalhei na escola como secretário e cheguei a cursar Pedagogia, mas quando fui aprovado no concurso dos Correios desisti do cargo por ser um mercado de trabalho pouco valorizado. Percebi que onde não entra dinheiro no cofre do governo não há investimento, por isso o descaso com a Educação no País. Em 1º de Maio de 2010, dia do Trabalho Ilicínea parou com um grande evento valorizando as conquistas dos trabalhadores.  As comemorações começaram às 17 horas com um passeio ciclístico, envolvendo vários ciclistas da cidade e desde as 20 horas o show da dupla sertaneja João Pedro e Juliano movimentou a Praça Sete de Setembro.
Matéria de Vítor Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário