sábado, 8 de maio de 2010

Reunião mensal do Ministros da Eucaristia em Ilicínea



     Será realizado em Brasília de 13 a 16 de Maio deste de 2010 o XVI Congresso Eucarístico Nacional, que nos apresenta a Eucaristia como Pão da Unidade dos Discípulos e Missionários. O Congresso fará repetir entre nós o apelo insistente dos discípulos de Emaús: Fica Conosco Senhor. A reunião mensal dos Ministros da Eucaristia de Ilicínea que normalmente acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, todo primeiro Domingo de cada mês, neste dia 02 de maio de 2010, foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário com duração de 3 horas e foi estudado e debatido o texto do Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá na capital do Brasil.
     O coordenador do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, Dálber de Oliveira, após fazer a abertura da reunião, convidou o seminarista Filomeno para apresentar o primeiro capítulo com o lema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários. O segundo capítulo foi apresentado pelo Ministro da Eucaristia, Fadel Geraldo com o lema: Pão da Unidade, Vida dos Discípulos Missionários. O terceiro capítulo com o lema: Fica Conosco Senhor, foi apresentado pelo Ministro e coordenador Dálber de Oliveira. Ainda foram apresentados no último capítulo três textos complementares da Via Sacra da Ressurreição, pelas Ministras da Eucaristia: Lucimara Amaral, Shirley Lemos e Maria Luiza. Lucimara apresentou O Ressuscitado Caminha com os Discípulos de Emaús, Shirley apresentou O Ressuscitado Reparte e Doa o Pão, e Maria Luiza apresentou Maria, Mulher Eucarística Espelho da Unidade. Concluindo a reunião o coordenador entregou a escala do mês para os Ministros da Eucaristia. Neste mês de maio as Celebrações Eucarísticas nos dias da semana acontecerão em 17 casas com a visita da imagem Nossa Senhora de Fátima.
      O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão tem como atribuições: auxiliar o Sacerdote na distribuição da Eucaristia na Missa e em outras Celebrações Litúrgicas, distribuir a Eucaristia no Culto Dominical e nos Cultos nos dias Santos de Guarda, levar e distribuir a Eucaristia aos doentes e idosos, além de participar da Adoração do Santíssimo junto com os fiéis. Com o falecimento de Monsenhor Francisco Figueiredo, Padre Antônio Claret de Carvalho, assumiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ilicínea num momento difícil e com uma postura inovadora, deu mais oportunidades para os fiéis participar das Celebrações Eucarísticas e Litúrgicas. Ele Instituiu vários Ministérios e Pastorais na Igreja em Ilicínea, mas o maior avanço foi o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão que hoje tem 76 Ministros.
      Em Ilicínea alguns dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão hoje são também Ministros Extraordinários das Exéquias. Pelas Exéquias, a Igreja confia o defunto à Misericórdia de Deus e, através da aspersão, da incensação, das flores, dos cânticos e das orações, exprime a veneração que dispensa ao corpo que foi regenerado pelas águas batismais, se tornou templo do Espírito Santo e foi alimentado como o Pão da Vida; consola os vivos enlutados, garantindo-lhes, pela fé, a união futura com o defunto na comunhão dos Santos. Desta forma a celebração da morte alimenta em todos os fiéis a esperança da eternidade e afirma o caráter escatológico da vida cristã. São atribuições dos Ministros das Exéquias: presidir a Celebração da Palavra por ocasião das exéquias; proceder a encomendação do corpo conforme o ritual; dar assistência pastoral à família, preparando-a para a Missa de sétimo dia. As exéquias são momentos de orações e cerimônias realizadas nas salas dos velórios, situadas nos cemitérios, junto ao corpo do falecido e a presença dos familiares, nos últimos instantes da passagem pela vida terrena. 
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário