sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cooperativa Agropecuária de Ilicínea 8 anos de parceria com o produtor rural





     No dia 20 de Maio de 2002, 20 produtores rurais de Ilicínea reuniram-se na sede do escritório da Emater, às 9 horas para fundar a COOPAPI, nos termos da lei 5764 de 16-12-1971 e lei 7231 de 30-10-1984, das Resoluções do Conselho Nacional de Cooperativismo e legislação Cooperativa em Vigor. A idéia de fundar a cooperativa foi de Nirlei Cristiani, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicínea e Antônio Osvaldo Arantes, técnico da Emater de Ilicínea. Foi aclamado para presidir a Assembléia, o senhor Amilton Carlos Rodarte, que convidou Vaneide Damasceno Arantes para secretariá-lo. O Estatuto depois de lido e aprovado por unanimidade procedeu a eleição para diretoria da mesma.
     A eleição determinou a diretoria como Presidente do Conselho de Administração: Nirlei Cristiani; Diretora Executiva: Vaneide Damasceno Cunha Arantes; Vice-diretor Executivo: Antônio Pereira Reis; Conselheiros: Amilton Carlos Rodarte, Antônio Marciel Bernardes, João Batista de Almeida; Suplentes de Conselheiros: Antônio Vilela de Oliveira, Francisco Luiz dos Santos, Clélio Geraldo Ferreira; Conselho Fiscal Efetivos: João Batista Cardoso de Oliveira, Sebastião de Melo Oliveira, Silvia Helena Faustino; Suplentes do Conselho Fiscal: Pedro Gonçalves Ávila, Adilson Nogueira Nunes e Sandoval Rogério de Souza.
     Os principais objetivos da Sociedade são com base na participação consciente e colaboração recíproca, a melhoria da qualidade de vida tanto econômica como social dos seus associados. A Cooperativa tem como princípio a ajuda mútua, visando a defesa dos interesses e a promoção econômica social dos cooperados.  Os objetivos sociais são: 1 – Comercialização mediante venda em comum dos produtos colhidos entregues por seus associados. 2 – Serviços de armazenagem geral. 3 – Serviços de abastecimento mediante compras em comum e fornecimento aos seus associados e funcionários, úteis a atividades econômicas. 4 – Serviços de financiamentos mediante vendas a prazo, créditos e financiamentos. 5- Serviços técnicos mediante assistência técnica que promova a racionalização de meios e processos em geral, a produtividade em todas atividades dos associados. 6 – Serviços sociais mediante o desenvolvimento, com recursos próprios ou por meios de convênios com entidades especializadas, públicas ou privadas.
     Nirlei Cristiani é presidente da COOPAPI, desde a fundação, ele conta com uma equipe de cinco funcionários efetivos, e no período da safra contrata chapas temporários para remoção de café e adubo. O quadro de efetivos é formado por um contador: Geraldo Antônio Martins, um técnico agrícola: Vinícius Amaral Lemos, dois atendentes: Edicler Ricardo de Lima e Juliane Nogueira Nunes, e uma secretária de escritório: Andréa Alves Teixeira para uma demanda de 688 cooperados. A COOPAPI tem um convênio com a Cooperativa Cocatrel de Três Pontas nos serviços de armazenagem e comercialização dos produtos agrícolas. Toda produção dos associados é armazenada na Cocatrel, que adianta 100 reais por saca para o produtor no momento da estocagem. Em 2009 a Cooperativa Agropecuária de Ilicínea, fechou o ano com um superávit de R$97,373,94. Uma administração equilibrada proporcionou a construção da sede própria, inaugurada em 2008 à rua Boa Esperança 549. 
Matéria de Vítor Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário