sexta-feira, 2 de abril de 2010

Subindo até o Cruzeiro na Serra do Serrote em Ilicínea

-->
-->
     Hoje Sexta-Feira Santa, dia de jejum e abstinência de carne e dia da Procissão do Enterro.Lembro da minha infância que toda Sexta-Feira da Paixão uma multidão de pessoas iam a pé buscar leite nas fazendas de madrugada.Naquela época ninguém vendia leite neste dia. Era comum doar o leite, o que raramente acontece nos dias de hoje.Fui muitas vezes com o meu pai buscar leite na fazenda Catete, do Zé Leite. Também no Sábado Santo, outro sinal de união e partilha entre as pessoas, meu pai matava um porco e minha mãe distribuía um pedaço de carne para cada vizinho, sobrava a gordura e um pouco de carne. Tradição antiga onde as pessoas dividiam o que tinham.
     Meu avô dizia que Sábado da Aleluia, é dia de muita alegria, festa e comemoração, às vezes alguns até ultrapassavam os limites. Como devoção, ficavam sem comer carne toda a quaresma e muitos nem faziam a barba até chegar o Sábado Santo. Hoje acabou o respeito e em plena Sexta-Feira Santa fazem baile, ignoram a tradição e não esperam o Sábado da Aleluia para comemorar, tudo pelo dinheiro que está fazendo a cabeça das pessoas. A Campanha da Fraternidade 2010 traz como tema ECONOMIA E VIDA e alerta que não podemos servir a Deus e ao Dinheiro.
     No início dos anos 90 consolidou -se em Ilicínea a tradição de visitar a Serra do Cruzeiro para rezar na Semana Santa, aumentando o número de fiéis a fazer o percurso. A Serra do Serrote, além do Cruzeiro, tem uma mirante de Nossa Senhora Aparecida, cujo atrativo principal, acontece na noite de Quinta-Feira Santa para Sexta-Feira da Paixão. Na virada da noite, os fiéis seguem até o alto da serra em procissão rezando. Durante toda a noite pessoas subindo e descendo a serra. Outros preferem a sexta-feira durante o dia. Os jovens aproveitam a oportunidade e aguardam o pôr do sol, uma maravilha que também vale a pena. Nos dias de hoje aproximadamente cinco mil pessoas visitam a Serra do Cruzeiro na Semana Santa.    
     A atração de fiéis para a Serra do Serrote começou em 1953 por meio de Monsenhor Francisco, os Missionários Padre Mário e Padre Virgílio com os devotos que subiram a montanha levando a cruz. A cruz de madeira foi destruída com fogo no inicio dos anos 80. No local construiu uma cruz de cimento e foi inaugurada com uma Missa nas Santas Missões de 1982.  Monsenhor Francisco providenciou também a construção da Capela, contou-me Zé Prexedes que na época foi um dos que participou da construção da obra como auxiliar de pedreiro. Outra atração turística da montanha, a Mirante do Serrote foi construída em 2003 pelo Município de Ilicínea.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Dione Costa

2 comentários:

  1. Nossa sabe que passou um flash back na minha memória quando lí sua reportagem! Ah eu cheguei a pegar uma parte dos velhos tempos sim , lembro que quando criança meu sonho era subir a serra , mas minha mãe nunca deixava kkkk até que em 2008 eu subí e caraca é um poko diferente do que eu pensava! Mas claro é muito gratificante! Infelizmente muitos não sobem movidos pela fé e só querem farriar lah em cima! ma s fazer o que néah ! essa é umas das tradições que eu eséro que não se percam com o tempo, pois jah perdemos muitas! parabéns pelo Blog Muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma foto do dia em que levaram o cruzeiro lá pro alto da serra,o ano foi 1953.Com o tempo o caminho passou a ser menos defícil e o povo passou a ir com mais frequencia.Essa questão de mudança nas comemorações religiosas já é fato.Mas tudo é relativo,já dizia Albert Einstein,as pessoas só comemoram de outra maneira.Quanto a ser um ponto turístico: o lugar é "10",rende ótimas fotos.Na minha família temos a seguinte brincadeira ,quando alguem põe muita comida no prato,outra pessoa fala: olha a Serra do Serrote!Ilicinense que é Ilicinense não esqueçe nenhum detalhe dessa cidadezinha tão linda.

    ResponderExcluir