sexta-feira, 16 de abril de 2010

Festa de São Benedito em Ilicínea



    Organizado pelo terno de Congo Santa Efigênia, Terno de Moçambique São Benedito, CAC São Benedito e Padre Antônio Claret de Carvalho, a festa de São Benedito começou dia 11 e termina dia 25 de abril 2010. A Congada de São Benedito em Ilicínea começou com a iniciativa de Alfredo Benedito Santana(Alfredão) e Francisco Ananias em 1983, ano de inauguração da Capela São Benedito  no bairro de mesmo nome. As apresentações duraram apenas dois anos. Após 22 anos, Moacir Batista da Silva (Moacir Bó)  e Anailson Santos, reativaram a festa no bairro.

     Veja o roteiro da festa: dia 11 de abril iniciou-se a festa com o levantamento dos Mastros: São Benedito, Santa Efigênia, São Domingos e Santo Antônio de Categero. Logo após, a Congada apresentou-se nas ruas do Bairro. Do dia 11 a 19 de abril são dias de reza do terço nas casas da comunidade São Benedito. Dias 20 e  21 de abril, reza do terço na Capela São Benedito. Nos dias 22,23 e 24 de abril às 19 horas, Tríduo em honra a São Benedito na Capela sendo que dia 23  Celebração Eucarística. Dia 25 às 15 horas haverá procissão pelas ruas da comunidade, com a Imagem de São Benedito. Acontecerá  animado leilão de 22 a 25 de abril. Nos fins de semana haverá dança da Congada e Moçambique. O Moçambique é uma dança de origem africana com versos em louvor a São Benedito. São  danças próprias da festa de São Benedito: Moçambique, Ticumbi,Marujada, Jongo e a Dança dos Congos também chamada de Congadas.

     De acordo com a Wikipédia, algumas versões dizem que São Benedito Nasceu na Sicília, Itália, em 1524, no seio de família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia.Outras dizem que ele era escravo capturado no norte da África. Reverenciado e amado no Brasil inteiro, é um dos Santos mais populares do país, principalmente entre a população de origem africana, que os associa aos padecimentos do negro brasileiro. São Benedito, o padroeiro dos Cozinheiros faleceu aos 65 anos, em 4 de abril de 1589, em Palermo na Itália. O documentário de  São Benedito está na wikipédia no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Benedito .
Matéria de Vítor Eugênio.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário