sábado, 10 de abril de 2010

Vila Vicentina de Ilicínea tem novo presidente



      

     De acordo com o estatuto a Vila Vicentina de Ilicínea, foi fundada em 09 de setembro de 1947. Reuniram-se na Casa Paroquial os membros convidados e desejosos de fazerem parte da Sociedade de São Vicente de Paulo, sendo lavrada a ata de fundação da Sociedade. A entidade é uma associação civil de direito privado, filantrópica, beneficente, caritativa e de assistência social, sem fins econômicos, com personalidade jurídica distinta de seus membros denominada OBRA UNIDA. A Obra Unida está vinculada estatutariamente ao Conselho Central de Boa Esperança e Conselho Metropolitano de Pouso Alegre, na forma de Regulamento da SSVP no Brasil. Tem por finalidade a prática da caridade cristã no campo da Assistência Social e da promoção humana, com objetivo de assistir e abrigar idosos de ambos os sexos e dar assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, em condições de liberdade e dignidade, visando a preservação de sua saúde física e mental. A OBRA UNIDA presta assistência gratuita aos reconhecidamente pobres, e abriga idosos de ambos os sexos, dentro dos princípios da legalidade, sem distinção alguma quanto a raça, cor, sexo, condição social, credo político ou religioso e quaisquer formas de discriminação.De acordo com as possibilidades a Vila também ajuda as pessoas carentes nos diferentes bairros da cidade doando cestas básicas.
     A hierarquia da SSVP no Brasil é estabelecida pela seguinte ordem: 1- Conselho Nacional do Brasil, órgão normativo cujo âmbito é nacional. 2 – Conselho Metropolitano, órgão representante do Conselho Nacional do Brasil, orientador e fiscalizador de âmbito regional.  3 – Conselho Central, órgão executivo com âmbito em áreas delimitadas. 4 – Conselho Particular, órgão de união das Conferências com âmbito local. 5 – Conferências, grupos de vicentinos organizados em área de diferentes setores comunitários. 6 – Obras Unidas, Unidades Vicentinas destinadas a atender finalidades especificas complementares às atividades das conferências.
     Dia 25 de março de 2010, Eldiney Ferreira de Sousa, funcionário dos Correios foi eleito presidente da Vila Vicentina de Ilicinea, vencendo Antonio Cândido Sobrinho (Antonio Freitas). Para ser presidente da Vila Vicentina o candidato deverá ter pelo menos dois anos ativos e ininterruptos de vicentino. O mandato é de dois anos podendo ser reeleito por mais dois anos. A nova administração da Vila São Vicente de Paulo de Ilicínea ficou assim: Presidente: Eldiney Ferreira de Sousa, Vice-presidenta: Maria Cleusa de Oliveira, primeiro tesoureiro: Antônio Freitas, segundo tesoureiro: João Batista Maia, Primeiro Secretário: Luis Fernando Ferreira, Segundo secretário: Cristina Freitas Oliveira. Conselho fiscal titulares: José Milton de Oliveira, Geraldo Vilela Damasceno, Jair Esteves Vilela e suplentes: José Cristiani, José Lourenço Vilela, e Vítor Eugênio de Melo. O Conselho Fiscal fiscaliza e a Assembléia aprova as contas da Vila Vicentina. A Assembléia é constituída dos seguintes membros: 1 - Presidente do Conselho Particular (José Nicodemos de Oliveira). 2 - Conselho Central de Boa Esperança. O Conselho Particular coordena os grupos de conferências: São Vicente de Paulo, São Camilo de Leles, Santa Rita, São Francisco de Assis e Nossa Senhora de Aparecida.Para ser conclamado Vicentino é preciso freqüentar reuniões todos os Domingos pelo menos seis meses seguidos, sendo que todo Vicentino é voluntário.
     O novo presidente da Vila Vicentina de Ilicínea, Eldiney, tomou posse em 06 de abril de 2010 e tem um grande desafio a enfrentar já que a entidade encerrou 2009, com um déficit de 7000(sete mil reais). Para cobrir o déficit foi preciso vender uma casa à rua José Leopoldino Mendes. A Vila é mantida com ajuda dos idosos que vivem nela, com aluguel de um imóvel à rua direita e colaboração da população. Os bens da entidade são os seguintes: a sede, um automóvel e um clube de aluguel à rua direita 51. O presidente eleito precisa correr atrás de receita para não vender os bens da entidade, mas começa o mandato com uma ajuda da Prefeitura Municipal de Ilicinea, aprovado pela Câmara Municipal de Ilicínea no valor de 1000,00(mil reais por mês). São oito funcionários cuidando de 20 idosos com uma despesa anual de 119000,00(cento e dezenove mil reais). A proposta de Eldiney é criar os sócios contribuintes e promover eventos para atingir receita compatível com a despesa. No princípio a Vila foi mantida com ajuda dos fazendeiros. A grande esperança de aumentar a receita está no sítio doado por Monsenhor Francisco Figueiredo (um dos fundadores da Vila) que se encontra em processo de inventário nas mãos do judiciário, não podendo no momento usufruir o mesmo. Mas o maior sonho do presidente eleito é construir um prédio novo para Vila Vicentina São Vicente de Paulo de Ilicínea.
     Os Vicentinos de Ilicínea tem uma agenda muito especial. Neste mês, vão participar do encontro de Vicentinos de todo Brasil em Aparecida do Norte nos dias 24 e 25 de Abril de 2010.O presidente eleito espera trazer novas experiências que possam contribuir na administração dele. Eldiney já fez algumas visitas as Vilas Vicentinas da região e salienta que em todas as visitas percebeu como estão bem estruturadas as entidades que conheceu. Com isso ele reafirma a necessidade de construir instalações modernas na Vila Vicentina de Ilicínea, para dar condições dignas aos internos que lá residem.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos.




Um comentário:

  1. eu acho q as pessoas deviam dar mais atençao aos povos da vila como visitar ,conversar com eles etc.

    ResponderExcluir