quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sindicato dos Produtores Rurais de Ilicínea, 42 anos ao lado do Produtor Rural


Idealizado e fundado por Monsenhor Francisco Figueiredo e outros produtores rurais do Município de Ilicinea, o Sindicato Rural de Ilicinea foi recolhecido como entidade de classe, em 08 Julho de 1968, pela FAEMG, ( Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), desde então a entidade tem como missão, promover a união e o fortalecimento do setor agropecuário no Município. As principais áreas de atuação são, a representação da categoria na FAEMG, CNA, órgão públicos, municipais, estaduais e federais, na defesa de seus direitos, na negociação de preços, obtenção de financiamentos e negociação de dívidas junto a órgãos competentes.

O Sindicato Rural de Ilicínea mantém um escritório de prestação de serviços gerais, atendendo a uma diversidade de situações em diversas áreas, procurando sempre lhes dar soluções e orientá-los da melhor maneira possível. A prestação de serviços na área de departamento pessoal, realizando todos os procedimentos para registro de empregados, lançamentos e emissão de folha de pagamento, rescisões contratuais, cálculo e impressão de guias de FGTS, INSS, além de declarações de Produtor Rural, ITR, CCIR, assessoria jurídica, orientações trabalhistas e tributárias.

O Sindicato construiu em 2004, em sua sede um salão para realização de reuniões, palestras e cursos, mantendo convênio com o SENAR ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promovendo cursos de capacitação para PRODUTORES E TRABALHADORES RURAIS, e pessoas envolvidas no setor agrícola do município. São cursos de : operações de tratores agrícolas, aplicação de agrotóxico, roçadeiras manuais, treinamento sobre preparo e secagem de café, oleicultura, operações com monócera, técnicas de irrigação, piscicultura, administração de propriedades rurais, derivados do leite, defumados, cultivo de maracujá, banana entre outros, pintura em tecido, doces cristalizados, compotas e até noções de higiene e saneamento básico. Tendo realizado até o momento 76 cursos pelo Senar, e 15 cursos pela Mesquita e Segurança do Trabalho. São duas funcionárias efetivas, e um escritório bem equipado para atender bem os Produtores e Trabalhadores Rurais. Jaqueline Amorim, secretária há dois anos e Eliane Oliveira contabilista há 10 anos na entidade, vem se destacando pelos bons serviços prestados. Como porta voz dos empregadores nos assuntos ligados a direitos trabalhistas, e um bom relacionamento com o Ministério do Trabalho e Sindicato dos Trabalhadores Rurais possibilitam um melhor entendimento entre patrões e empregados, através da Convenção Coletiva de Trabalho que é realizada entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Ilicinea e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicínea todos os anos. O Sindicato Rural conta com um Técnico em Segurança do Trabalho, o senhor Frederico Mesquita, que auxilia os produtores na segurança de suas propriedades.

Zanoni Junqueira Vilela, presidente a quatro mandatos faz uma administração transparente de maneira eficiente e simples, e sempre colhendo bons resultados. A Diretoria é composta do presidente Zanoni Junqueira Vilela; o vice-presidente: Ademir Vilela de Faria; o secretário Naisser Pinheiro da Costa e o tesoureiro Eduardo Rosa da Silva. Sendo suplentes da diretoria: Roberto Carvalho de Brito, Luciano Silva Lemos, Beatriz Vilela Pacheco, Alessandro José de Oliveira. O Conselho Fiscal: Roberto de Souza Vilela, Nilo Bernardes de Faria e Altedes Moscardini Damasceno. São suplentes do Conselho Fiscal : Maria Alves de Lima, Arnaldo Benfica Vilela e Robson Moscardini. O Sindicato Rural de Ilicinea, com sede a rua Sergipe, 105, no centro da cidade, tem hoje 150 associados ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário