quinta-feira, 15 de julho de 2010

A reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Ilicinea


     A partir de hoje quinta-feira 15/07/2010  as Celebrações Eucarísticas da Matriz foram  transferidas para a quadra da Creche São Vicente de Paulo em virtude da reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Ilicinea. Com isso haverá um rodízio de Celebrações Eucarísticas  aos Sábados nas Igrejas São Benedito, Rosário e Rainha da Paz. A Igreja Rainha da Paz está na fase final de reforma com reinauguraçaõ  prevista para o dia 21 de Julho. As reformas estão sendo  feitas com  o dinheiro do dízimo das comunidades. 
      A História da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ilicinea começou assim :  Em 1874, a população movimentou-se para a construção de uma Igreja e fez seguir um abaixo-assinado ao Senhor Bispo de Mariana, no sentido de alcançar de S. Excia. a  necessária permissão. Naquele requerimento invocou-se a distância de Congonhas a Aguapé – cinco léguas, a Dores de Boa Esperança – seis léguas e especificou-se que na povoação existia mais de cinqüenta casas habitadas e mais de quatrocentas pessoas. Chegou a licença diocesana, e a população empenhou-se no levantamento do templo. A Lei Mineira de nº 3.150, de 18/10/ 1883, foi distinguida com o título de Paróquia.  A Capela se chamava Nossa Senhora Auxiliadora de Congonhas e era filial de Aguapé. Por volta de 1911 já se chamava Nossa Senhora Aparecida de Congonhas.
      Foi o Cônego Antônio Gonçalves Braz que começou a contar a história da Paróquia de Ilicínea, pois antes não havia qualquer registro. Foi Capela filial de Guapé sob a invocação de Nossa Senhora Aparecida ou Conceição Aparecida. A Paróquia ficou sem Padre até Setembro de 1906, quando foi erigida a Capela em Matriz. Até então foi atendida pelas Paróquias de Aguapé, Dores da Boa Esperança e Campos Gerais e posteriormente  também quando a Paróquia ficava sem Padre. Consta  na relação  16  Padres que aqui trabalharam: O primeiro vigário foi  Padre João Lourenço Leite que assumiu a Paróquia de Congonhas em  08 /09/ 1906, respectivamente os demais; Padre Antônio Fortunato Nagel, Padre Theóphilo Sáez, Monsenhor José Lourenço Leite, Padre Manoel Antônio Luiz,  Cônego Antônio Gonçalves Braz, Padre Dr. Antônio Molina, Cônego José Augusto Leite, Padre Joaquim Chaves de Figueiredo, Padre José Elias de Negreiros, Padre José Zelles, Padre João Vieira da Fonseca,  Padre Adhemar Pinto, Cônego Theóphilo Sáez, Monsenhor Francisco Figueiredo,  este dedicou 60 anos a Paróquia, e  atualmente   Padre Antonio Claret  de Carvalho.
Matéria de Vítor Eugenio.

Fotos: Lucinea Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário