quarta-feira, 21 de julho de 2010

Reinauguração da Igreja Rainha da Paz


     Em 1987, Monsenhor Francisco Figueiredo foi conhecer a Terra Santa, Itália, Egito e Iugoslávia com um grupo de peregrinos brasileiros. Na Iugoslávia, território da Rainha da Paz, conheceu a Igreja Rainha da Paz em São Tiago de Mediugórie . O Templo despertou a atenção do pároco na época que propôs fazer uma réplica. Milton Vilela Moscardini doou um terreno de 1400 metros quadrados para construir a Igreja á rua Ana Moscardini esquina com rua Tiradentes, no local mais alto do bairro Novo Horizonte .


Em junho de 1995 uma Celebração Eucarística abençoou a pedra fundamental. A construção começou em 01 de julho de 1995 e foi concluída em 1997, ano do Jubilei de Ouro de Ordenação Sacerdotal do Monsenhor Francisco Figueiredo. A Sagração do novo Templo aconteceu em 27 de Fevereiro de 1997, comparecendo 38 sacerdotes e centenas de fiéis. Para concretizar este sonho, Monsenhor Francisco doou 100 cabeças de gado, 360 sacas de café e vendeu 3 alqueires de terra de sua propriedade. A população colaborou doando dias de serviços , imagens , bancos e vitrais., Também foram realizados leilões, feijoadas, bingos e até mesmo o sorteio de um automóvel.





Em 2009, laudo do corpo de bombeiros interditou a Igreja Rainha da Paz e deu parecer de que ela apresentava riscos de desabar a qualquer momento, sendo o motivo principal uma infiltração na sapata da torre a esquerda da Igreja. Padre Antonio Claret de Carvalho mobilizou a população de Ilicinea para fazer a reforma necessária . A reforma feita com doações e dinheiro do Dízimo foi administrada pelo mestre de obras Reinaldo Firmino sob a responsabilidade do engenheiro civil João Batista Bueno e arquitetura de Poliana Brito. A Igreja Rainha da Paz foi reinaugurada em 21 de Julho de 2010 às 19h com uma belíssima Celebração Eucarística presidida por Padre Wanderlei Procópio do Nascimento, pároco da cidade de Guapé. Estiveram presentes também os padres Sergio Roberto Monteiro de Boa Esperança, José Marcos Bernardes, filho de Ilicínea e pároco de Cordislândia, e o diácono Mateus Arantes da Silva que está atuando no Tribunal Eclesiástico da Diocese. A igreja ficou superlotada. Alem dos fiéis de Ilicínea compareceram pessoas de Campo do Meio, Guapé,Varginha e São Lourenço. Padre Antônio Claret, muito emocionado agradeceu a todos que contribuíram na reforma da Igreja Rainha da Paz.
Matéria de Vítor Eugenio.
                                                                                                  Fotos: Lucinea Santos e Luvi fotos Estúdio.

2 comentários:

  1. perfeita, magnifica matéria, esclarecedora, objetiva e as fotos maravilhosas, afinal o momento merecia algo a altura, parabens pela divulgação e proporcionar a quem não conhece esse lindo ponto de oração a oportunidade de conhecer um pouco de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. apesar de ter passado quase 10 anos q eu morei em Ilicinea,é bom rever pessoas e locais através do blog...e aproveitando Vitor,quando der,faça uma materia sobre a Escola Dona Maria Naves...um grande local q mim marcou em Ilicinea na época q eu morei...abraços!

    ResponderExcluir