domingo, 30 de maio de 2010

Mutirão de combate a dengue em Ilicinea





     Começou neste Sábado 29 de Maio de 2010 com previsão de terminar dia 05 de Junho de 2010, o mutirão de combate a dengue em Ilicínea. Uma empresa especializada de Bueno Brandão foi contratada para executar o arrastão. As medidas de combate ao mosquito da dengue ganham reforço do fumacê motorizado, que percorre todas as ruas da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ilicínea, são 55 casos suspeitos sendo 5 já confirmados em 2010. Não basta apenas o trabalho de combate que está sendo feito, pois nós cidadãos somos também responsáveis pela disseminação da doença.
     Várias campanhas são feitas pelos meios de comunicações e diariamente agentes de saúde fiscalizam as residências orientando as pessoas no sentido de prevenir, sendo às vezes mal recebidos por alguns moradores que dificultam os trabalhos dos responsáveis. Uma situação comum, algumas pessoas preferem jogar o lixo doméstico reciclável nos quintais de suas residências e em terrenos baldios, tornando assim um grande criador do mosquito da dengue que gosta de água parada e limpa, sendo que a coleta de lixo é feita diariamente no município. No sentido mais verdadeiro a dengue é uma doença que nós fabricamos por descuido e parte da população transfere o problema para os governantes.
   Considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo a dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus, com evolução benigna na maioria dos casos, mas que pode apresentar complicações que, se não forem corretamente tratadas, apresentam risco de morte. No site www.py2gea.com.br cita:¨   A dengue é uma doença viral transmitida pela picada dos mosquito Aedes Aegypti  e apresenta dois tipos básicos: a clássica e a hemorrágica. Quando contaminado pela primeira vez o indivíduo contrai a dengue clássica que apresenta os sintomas: febre elevada, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e dor de cabeça intensa. Pode ainda haver sangramento gengival e nasal, manchas vermelhas pelo corpo e falta de apetite. Na dengue hemorrágica, os sintomas são os mesmos; no entanto, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente dores no abdômen e fica ora agitada, ora sonolenta – sinais de que a pessoa está entrando em choque. É este choque que leva a pessoa à morte na dengue hemorrágica¨. 
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Vinícius Eugênio.




sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sindicato do Trabalhador Rural de Ilicinea, a força do trabalhador rural.



     Em 12 de Fevereiro de 1984 à Praça Padre João Lourenço Leite número 129 (hoje Salão Paroquial), às 13 horas, reuniram-se de livre vontade com fito especial de fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicínea nos termos da legislação em vigor, as pessoas físicas, cujos nomes, idades,estados civis e categorias profissionais constam da relação nominal 1108(um mil e cento e oito) todos residiam em Ilicínea. Foi aclamando diretor dos trabalhos o senhor Jose de Oliveira Ruela que convidou para secretariá-lo e lavrar a Ata de Fundação a senhora Adetildes Moscardini Damasceno, e a Assembléia indicou o senhor João Balbino de Andrade e Valnísio Damasceno para Escrutinadores.          
     Constituída a mesa de fundação, o Estatuto foi discutido, elaborado e aprovado por unanimidade em votação por Escrutíneo Secreto. Após a votação suspendeu a seção por 30 minutos para apresentar as chapas à mesa. Apurada a votação por Escrutíneo Secreto o resultado ficou assim: Presidente: José Nicodemos de Oliveira. Secretário: Silvio Ribeiro de Lima. Tesoureiro: Armando Cardoso. Suplentes da diretoria: João balbino de Andrade, Delcídio Camilo Silva e Jose Rosa Camilo. No dia 13 de Fevereiro de 1984 o prefeito Joaquim Pio da Silva reconheceu os eleitos como diretores e fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicinea. O idealizador da fundação foi Monsenhor Francisco Figueiredo que convidou José Nicodemos de Oliveira o Zezão (na época Ministro da Eucaristia) para fundar a entidade e sinalizou apoio a ele. Outro grande incentivador foi Geraldo Santos, vereador e professor na época. Antes da fundação Rômulo Campos, Orientador Sindical da FETAEMG preparou os candidatos por seis meses.
      O Sindicato dos Trabalhadores Rurais é uma entidade sindical de 1º grau constituída para fins de estudo coordenação, proteção, representação, defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais profissional dos trabalhadores rurais integrantes do plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. O sindicato também celebra acordos, convenções ou contratos coletivos de trabalho. Mantém os serviços de assistência para seus associados, principalmente judiciária. Promove a conciliação nos dissídios coletivos ou individuais de trabalho.
     Com sede a rua 12 de outubro 351, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicínea, atende diariamente média de 30 pessoas. São 200 associados ativos e conta em seu quadro efetivo com dois funcionários: Nirlei Cristiani, gerente administrativo trabalha há doze anos e Magali Alves Silva, secretária do escritório completou nove anos de serviços prestados ao sindicato. A diretoria atual começou o mandato em 2009 e encerra em 2012. A eleição acontece a cada quatro anos. O presidente é Antônio Geraldo Neto, filiado ao sindicato desde a fundação, mas pela primeira vez chegou a presidência. A entidade sobrevive somente com uma taxa administrativa cobrada dos associados e pela prestação de serviços a terceiros. O balanço anual encerra sempre com as contas em dia. A maior demanda do sindicato atualmente é a demanda Previdenciária e o PRONAF que chega a 1000 produtores, mas também atende o Credito Fundiário e o programa do governo Luz Para Todos. O mês de Maio reserva uma data importante ao homem do campo, pois no dia 25 comemora-se o dia do Trabalhador Rural.
Matéria de Vítor Eugênio.


 

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cooperativa Agropecuária de Ilicínea 8 anos de parceria com o produtor rural





     No dia 20 de Maio de 2002, 20 produtores rurais de Ilicínea reuniram-se na sede do escritório da Emater, às 9 horas para fundar a COOPAPI, nos termos da lei 5764 de 16-12-1971 e lei 7231 de 30-10-1984, das Resoluções do Conselho Nacional de Cooperativismo e legislação Cooperativa em Vigor. A idéia de fundar a cooperativa foi de Nirlei Cristiani, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicínea e Antônio Osvaldo Arantes, técnico da Emater de Ilicínea. Foi aclamado para presidir a Assembléia, o senhor Amilton Carlos Rodarte, que convidou Vaneide Damasceno Arantes para secretariá-lo. O Estatuto depois de lido e aprovado por unanimidade procedeu a eleição para diretoria da mesma.
     A eleição determinou a diretoria como Presidente do Conselho de Administração: Nirlei Cristiani; Diretora Executiva: Vaneide Damasceno Cunha Arantes; Vice-diretor Executivo: Antônio Pereira Reis; Conselheiros: Amilton Carlos Rodarte, Antônio Marciel Bernardes, João Batista de Almeida; Suplentes de Conselheiros: Antônio Vilela de Oliveira, Francisco Luiz dos Santos, Clélio Geraldo Ferreira; Conselho Fiscal Efetivos: João Batista Cardoso de Oliveira, Sebastião de Melo Oliveira, Silvia Helena Faustino; Suplentes do Conselho Fiscal: Pedro Gonçalves Ávila, Adilson Nogueira Nunes e Sandoval Rogério de Souza.
     Os principais objetivos da Sociedade são com base na participação consciente e colaboração recíproca, a melhoria da qualidade de vida tanto econômica como social dos seus associados. A Cooperativa tem como princípio a ajuda mútua, visando a defesa dos interesses e a promoção econômica social dos cooperados.  Os objetivos sociais são: 1 – Comercialização mediante venda em comum dos produtos colhidos entregues por seus associados. 2 – Serviços de armazenagem geral. 3 – Serviços de abastecimento mediante compras em comum e fornecimento aos seus associados e funcionários, úteis a atividades econômicas. 4 – Serviços de financiamentos mediante vendas a prazo, créditos e financiamentos. 5- Serviços técnicos mediante assistência técnica que promova a racionalização de meios e processos em geral, a produtividade em todas atividades dos associados. 6 – Serviços sociais mediante o desenvolvimento, com recursos próprios ou por meios de convênios com entidades especializadas, públicas ou privadas.
     Nirlei Cristiani é presidente da COOPAPI, desde a fundação, ele conta com uma equipe de cinco funcionários efetivos, e no período da safra contrata chapas temporários para remoção de café e adubo. O quadro de efetivos é formado por um contador: Geraldo Antônio Martins, um técnico agrícola: Vinícius Amaral Lemos, dois atendentes: Edicler Ricardo de Lima e Juliane Nogueira Nunes, e uma secretária de escritório: Andréa Alves Teixeira para uma demanda de 688 cooperados. A COOPAPI tem um convênio com a Cooperativa Cocatrel de Três Pontas nos serviços de armazenagem e comercialização dos produtos agrícolas. Toda produção dos associados é armazenada na Cocatrel, que adianta 100 reais por saca para o produtor no momento da estocagem. Em 2009 a Cooperativa Agropecuária de Ilicínea, fechou o ano com um superávit de R$97,373,94. Uma administração equilibrada proporcionou a construção da sede própria, inaugurada em 2008 à rua Boa Esperança 549. 
Matéria de Vítor Eugênio.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Missa Afro em Ilicínea




     Em 12 de maio de 2010, padre Antônio Claret de Carvalho celebrou uma Missa especial, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Ilicínea, comemorando os 122 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. Foi uma Celebração emocionante e muito alegre, com dois momentos marcantes: o Pai Nosso cantado e a Coroação de Nossa Senhora de Fátima. Outro detalhe que chamou a atenção foi a alegria do padre durante a Celebração Eucarística. É importante ressaltar que o pároco Antônio Claret, se preocupa muito com a valorização da Cultura Afro. A Missa Afro foi animada pelo coral afro ¨Filhos de Ifᨠdo MAI.
      O MAI, Movimento Afro Ilicinense, surgiu em Ilicínea em 2005, com o objetivo de valorizar e difundir a cultura Afro na cidade. A idéia de formalizar o Movimento partiu depois que alguns integrantes do Moçambique e Congada de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (dentre eles músicos, capoeiristas e integrantes de teatro), participaram da Semana da Consciência Negra em Alfenas no ano de 2004. O MAI se destaca em três modalidades: na dança da capoeira, no coral afro ¨Filhos de Ifá e no futebol. No futebol o MAI, foi campeão Municipal de Ilicínea em 2008, e em 2010, foi campeão do torneio do Hospital do Câncer de Barretos, realizado na Comunidade Jacutinga no município de Guapé. O MAI transformou-se em uma associação com o nome de AMAI (Associação do Movimento Afro Ilicinense), no dia 25 de março de 2010. Neste dia, reuniram-se fundadores do Movimento, à rua Treze de Maio número 394, no bairro Rosário em Ilicínea, formalizando assim a Ata de Fundação, eleição, posse e aprovação do Estatuto. O jovem Reinaldo Amaral Andrade foi eleito primeiro presidente da AMAI. Fadel Geraldo da Silva foi um grande incentivador em transformar o MAI em uma Associação.
      A Missa Afro em Ilicínea relembrou 13 de Maio de 1888, dia em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea que aboliu oficialmente o trabalho escravo no Brasil. A escravidão no Brasil foi marcada por um estado de permanente violência e exploração dos escravos negros vindos da África pelos brancos de nosso país. Desde os tempos coloniais, os escravos negros reagiram e lutaram contra a dominação dos brancos, através da recusa ao trabalho desumano, de rebeliões, de fugas e formação de quilombos. Em território brasileiro, a escravidão vigorou por cerca de três séculos, do início da colonização à assinatura da Lei Áurea. Ainda hoje, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo há formas de trabalho semelhantes à escravidão, que comprometem a dignidade humana, e nós cristãos comprometidos com a justiça, devemos denunciar tais acontecimentos e questionar as autoridades governamentais e religiosas no sentido de tomar iniciativas para que a abolição da escravatura se torne uma verdade absoluta.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos.

sábado, 8 de maio de 2010

Reunião mensal do Ministros da Eucaristia em Ilicínea



     Será realizado em Brasília de 13 a 16 de Maio deste de 2010 o XVI Congresso Eucarístico Nacional, que nos apresenta a Eucaristia como Pão da Unidade dos Discípulos e Missionários. O Congresso fará repetir entre nós o apelo insistente dos discípulos de Emaús: Fica Conosco Senhor. A reunião mensal dos Ministros da Eucaristia de Ilicínea que normalmente acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, todo primeiro Domingo de cada mês, neste dia 02 de maio de 2010, foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário com duração de 3 horas e foi estudado e debatido o texto do Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá na capital do Brasil.
     O coordenador do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, Dálber de Oliveira, após fazer a abertura da reunião, convidou o seminarista Filomeno para apresentar o primeiro capítulo com o lema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários. O segundo capítulo foi apresentado pelo Ministro da Eucaristia, Fadel Geraldo com o lema: Pão da Unidade, Vida dos Discípulos Missionários. O terceiro capítulo com o lema: Fica Conosco Senhor, foi apresentado pelo Ministro e coordenador Dálber de Oliveira. Ainda foram apresentados no último capítulo três textos complementares da Via Sacra da Ressurreição, pelas Ministras da Eucaristia: Lucimara Amaral, Shirley Lemos e Maria Luiza. Lucimara apresentou O Ressuscitado Caminha com os Discípulos de Emaús, Shirley apresentou O Ressuscitado Reparte e Doa o Pão, e Maria Luiza apresentou Maria, Mulher Eucarística Espelho da Unidade. Concluindo a reunião o coordenador entregou a escala do mês para os Ministros da Eucaristia. Neste mês de maio as Celebrações Eucarísticas nos dias da semana acontecerão em 17 casas com a visita da imagem Nossa Senhora de Fátima.
      O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão tem como atribuições: auxiliar o Sacerdote na distribuição da Eucaristia na Missa e em outras Celebrações Litúrgicas, distribuir a Eucaristia no Culto Dominical e nos Cultos nos dias Santos de Guarda, levar e distribuir a Eucaristia aos doentes e idosos, além de participar da Adoração do Santíssimo junto com os fiéis. Com o falecimento de Monsenhor Francisco Figueiredo, Padre Antônio Claret de Carvalho, assumiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ilicínea num momento difícil e com uma postura inovadora, deu mais oportunidades para os fiéis participar das Celebrações Eucarísticas e Litúrgicas. Ele Instituiu vários Ministérios e Pastorais na Igreja em Ilicínea, mas o maior avanço foi o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão que hoje tem 76 Ministros.
      Em Ilicínea alguns dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão hoje são também Ministros Extraordinários das Exéquias. Pelas Exéquias, a Igreja confia o defunto à Misericórdia de Deus e, através da aspersão, da incensação, das flores, dos cânticos e das orações, exprime a veneração que dispensa ao corpo que foi regenerado pelas águas batismais, se tornou templo do Espírito Santo e foi alimentado como o Pão da Vida; consola os vivos enlutados, garantindo-lhes, pela fé, a união futura com o defunto na comunhão dos Santos. Desta forma a celebração da morte alimenta em todos os fiéis a esperança da eternidade e afirma o caráter escatológico da vida cristã. São atribuições dos Ministros das Exéquias: presidir a Celebração da Palavra por ocasião das exéquias; proceder a encomendação do corpo conforme o ritual; dar assistência pastoral à família, preparando-a para a Missa de sétimo dia. As exéquias são momentos de orações e cerimônias realizadas nas salas dos velórios, situadas nos cemitérios, junto ao corpo do falecido e a presença dos familiares, nos últimos instantes da passagem pela vida terrena. 
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos.

 

 

 

 

domingo, 2 de maio de 2010

1º de Maio dia do Trabalho


    Em 1º de maio de 1886 nada menos que 200 mil trabalhadores organizados pela Federação dos Trabalhadores dos Estados Unidos e do Canadá, fizeram uma greve geral em Chicago, reivindicando a limitação da jornada de trabalho de oito horas diárias. Os trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho com carga horária de 13 horas diárias. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos com a Revolta de Haymarket. Em 23 de abril de 1919, o senado Francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1º de maio como feriado nacional.
     Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data universal. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
     Nossos pais e avós viveram esta situação desagradável de trabalhar 13 horas, como eles diziam trabalho de sol a sol. Então se no passado os trabalhadores enfrentavam condições desumanas de trabalho, fizeram greve geral, nos dias de hoje convivemos com situações desagradáveis e às vezes é necessário também fazer greve para valorizar o trabalho. Em Minas Gerais os professores também vivem uma situação de muito desconforto com um piso salarial humilhante para a categoria e estão em greve por tempo indeterminado lutando por salários dignos. Em Ilicínea é comum professor dobrar turno para ter uma recompensa salarial, com isso a qualidade de vida e a saúde do profissional de ensino ficam para o segundo plano. Falta muito investimento na educação do país.
      Fiz o magistério, trabalhei na escola como secretário e cheguei a cursar Pedagogia, mas quando fui aprovado no concurso dos Correios desisti do cargo por ser um mercado de trabalho pouco valorizado. Percebi que onde não entra dinheiro no cofre do governo não há investimento, por isso o descaso com a Educação no País. Em 1º de Maio de 2010, dia do Trabalho Ilicínea parou com um grande evento valorizando as conquistas dos trabalhadores.  As comemorações começaram às 17 horas com um passeio ciclístico, envolvendo vários ciclistas da cidade e desde as 20 horas o show da dupla sertaneja João Pedro e Juliano movimentou a Praça Sete de Setembro.
Matéria de Vítor Eugênio.