sábado, 6 de março de 2010

Ilicínea precisa de um canil?



     Sim, Ilicínea precisa de um canil, mas enquanto isso podemos fazer nossa parte adotando um cachorro de rua. Nós temos três cachorros de rua adotados, são eles: A Titica, o Titan e a Ferrugem.No jardim de nossa casa tem uma vasilha com água para os cachorros de rua que passam com sede. É comum em nossa Cidade encontrar com vários cães pelas ruas, às vezes andam em bando. A maioria deles estão doentes, com fome e necessitando de cuidados especiais.Somente um canil poderia aliviar o sofrimento dos animais, já que seriam cuidados por especialistas que podem incentivar as pessoas a adotá-los. O que mais me impressiona é que todo dia aumenta o número de cães abandonados pelas ruas.
     Tenho uma paixão por cachorros e durante o período que entreguei cartas aprendi a lidar com eles através de curso oferecido pelos Correios.Um cão demarca seu território fazendo xixi em volta de sua moradia, pois ao invadir uma propriedade você poderá ser atacado a qualquer momento.Tome alguns cuidados ao ser ameaçado de um ataque canino: Não bata o pé, não grite, não corra e principalmente não olhe no olho do animal, pois encará-lo de frente significa que você está desafiando ele.O melhor para se proteger é manter se imóvel no local virando de lado sem dar as costas ao animal até o socorro.Se o animal ficar parado saia lentamente, assim você poderá se salvar. Se for atacado lave o ferimento com água e sabão e procure imediatamente um médico, pois se o cão estiver com raiva haverá necessidade de outros cuidados e novas orientações.
    A raiva é uma doença infecciosa que pode ate matar. Agosto é considerado o mês do cachorro louco, mas a raiva poderá aparecer em qualquer época do ano, principalmente em cães de rua. Ano passado foram registrados 400 mil casos de ataques de cães no Brasil. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na cidade de Ilicinea em 2009 foram vacinados 2187 cães, sendo responsáveis pela vacinação o fiscal sanitário Geraldo Alves de Souza (Dininho) e o agente epidemiológico Wellison Fragionato. O dono é responsável pelo animal e deverá prepará-lo para ser dócil, mas também nós podemos tomar os cuidados necessários evitando as mordidas já que o animal ataca pelo instinto.
     Em Ilicínea na Missa das 9 horas um cachorro depois de dar várias voltas próximo ao Altar, foi até o jardim e voltou com um papel de salame mastigando. Com muita sabedoria padre Antônio Claret perguntou: Por quê os cachorros da roça quando vem para a cidade não voltam mais? Sabiamente o Pároco respondeu, porque na roça as pessoas não jogam lixo e na cidade sim.Uma grande lição, ele mostrou para as pessoas que não devemos jogar lixo nas ruas e principalmente o cachorro estava fazendo aquilo por que foi abandonado pelo dono.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Vinícius Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário