segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fins de semana a noite em Ilicínea

         
-->
    Houve uma mudança, radical nas opções de sábado e domingo à noite em Ilicínea. As pessoas já não curtem danceteria como a alguns anos atrás. Nos anos 80 e 90, as principais opções eram curtir danceterias e bailes no Clube Social  Ilicinense. As danceterias de maior sucesso em Ilicinea foram: Clube dos Operários, Chinelão, Boate Super Star, Kalarari, e o Salão Menezes (o que mais deixou saudades ao povo de Ilicínea e região).
    O Clube Social Ilicinense é o único remanescente, porém baile são poucos. Nos anos 80, um show  do Edinho e o conjunto Santa Cruz lotou  o Clube de Ilicínea. Todos os ingressos colocados à venda foram esgotados, e ainda ficaram muitas pessoas sem participar, apenas ouvindo a banda cantar do lado de fora. As pessoas que viveram a época das danceterias em Ilicinea ainda têm uma boa opção que é freqüentar forró aos sábados, mas também alguns jovens vão talvez para matar a curiosidade.
     A nossa juventude agora freqüenta durante a noite os barzinhos, a maioria deles próximo à Praça Sete de Setembro. Pela rotina, muitos adolescentes vão para outras cidades curtir algo de diferente. Uma velha tradição de Ilicínea, a famosa galinhada, voltou a ser uma das grandes opções. O bate papo pela internet, também virou rotina. Diariamente acompanho o quanto as pessoas utilizam internet a noite, não só em Ilicínea, mas em todas as partes do mundo. Outra mudança visível é a quantidade de pessoas que não jantam em casa, e procuram lanchonetes e pizzarias, dispersando assim as pessoas, enquanto alguns anos atrás todos se reuniam sempre no mesmo lugar nos mesmos horários, seja na Praça sete de Setembro ou nas danceterias da época.
Reportagem: Vítor Eugênio


2 comentários:

  1. Nossa quando minha mãe fala dessas danceterias eu fico imaginando e parece que éra muito bom! Parece que houve uma época em que dançar lambada éra uma febre aí néah! Isso por que "lambada éra uma dança proibida" rsrsrs è uma pena que os jovens tenham que se dirigirem a outras cidades para buscarem algo novo! Mas eu sou o contrario quando quero algo novo eu vou para Ilicínea quer saber me divirto muito! E garanto que a nova geração tbm! todos teremos histórias para contar sobre Ilicínea! os novos costumes como o bate papo com o tempo vai transformando os costumes talvez um dia não reconheçamos mais a velha Ilicínea , mas com certeza as coisas não tem que mudar necessariamente para pior , as mudanças podem ser positivas! Eu noto por exemple que a atual geração de adolecentes ilicinences é muito menos acanhada que as demais! O fato é que as lembranças de nossas infancias jamais se concretizarão outra vez! Temos que continuar a evoluir "dançar conforma a música" mas um pouco de nostalgia é sempre bom! Parabéns novamente pelo Blog ele é mioto interssante!

    ResponderExcluir
  2. O Dionatas não falou onde mora,e se é Ilicinense,mas isso de fazer de Ilicínea um "point" é normal pra alguns Ilicinenses que moram em cidades próximas e até pra alguns que moram há milhares de quilômetros,como nós aqui em São Paulo que pelo menos nas férias de julho e de final de ano e tambem em feriados prolongados,vão "curtir" por lá e levam os amigos,que ficam apaixonados.Eu adorava ir no "Menez",hoje já com mais idade quando vou a Ilicínea vou pra roça,e vejo que realmente os jovens Ilicinenses mudaram muito,não sei se isso é bom ou ruim.Pra quem "vem de fora" é uma surpresa constatar que eles não "devem nada" aos jovens de qualquer grande cidade.Muito diferente de outras épocas quando o progresso não tinha "contaminado" todo o jeito de ser e viver dos Ilicinenses.Mas,como diz o ditado:águas passadas,não rodam moinho.Os jovens Ilicinenses mereçem todas as novidades boas que estão acontecendo.Ninguem segura o progresso.

    ResponderExcluir