quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Dedeca, o eterno Papai Noel de Ilicínea

 


   Natal está chegando e no sábado dia 03 de dezembro será a inauguração do Natal Encantado de Ilicínea 2022 com a chegada do Papai Noel. Com isso vem a saudade de um homem que era humilde e de coração gigante em bondade, o inesquecível Dedeca ,  eterno Papai Noel de Ilicinea.

  José Nunes Sobrinho nascido em Ilicínea no dia 20/12/1923, casado com Homerina Rodarte Ferreira com quem teve 11 filhos. Integrante de Companhia de Reis e Congada, era um homem humilde que fazia questão de dividir o pouco que tinha. Seu amor pelas crianças era puro e verdadeiro.

   Em 1988, Dedeca manisfestou o desejo de se vestir de Papai Noel e distribuir balas pelas ruas de Ilicínea, fez uma vaquinha entre amigos e familiares, entretanto o sonho tomou outra proporção, pois quis também distribuir mini brinquedos. Num caminhão da família, junto com os filhos, netos, amigos e familiares percorreu a cidade distribuindo balas, doce e pequenos brinquedos.  A partir dai, toda a familia passou a sonhar o sonho dele, com uma poupança mensal, faziam rifas e festas para juntar o dinheiro da compra dos brinquedos. Por  longos 20 anos ele trouxe alegria para as crianças de Ilicínea que ficavam ansiosos esperando o dia.

   Inicialmente senhas eram entregues de casa em casa, posteriormente os locais de entrega foram mudando ora para Rua Boa Esperança na sua residência, ora no Clube de Ilicínea e nos últimos anos o campo de futebol  passou a ser usado para entrega dos presentes que chegaram a 2000 brinquedos. Além dos brinquedos, outros personagens animavam a Festa de Natal: Banana de Pijama, Mikey, Minie, Palhaços, Fada e Netinho(a) Noel. Seu trenó era diferenciado, andava pela ruas da cidade antes da entrega dos presentes em caminhão, trator, caminhonete, fazendo a questão de ir a Vila Vicentina, à  APAE e a Creche. Sua última alegria como Papai Noel foi em 2007 quando já com Alzheimer participou do último Natal do Papai Noel Dedeca.

   Dedeca foi um exemplo de ser humano a ser seguido e deixou muitas saudades, faleceu em 2010. Em 2019 foi apresentado e aprovado Projeto de Lei na Câmara Municipal de Ilicínea com  Denominação de Logradouros Públicos no Bairro Monsenhor Francisco e como recolhecimento do legado deixado por ele uma rua recebeu o nome de José Nunes Sobrinho, simplesmente o Dedeca,  eterno Papai Noel de Ilicínea.

Reportagem : Vítor Eugênio.

Fotos e dados cedidos por Vanilda Avelar .

Disponível também na Agência Congonhas no face no link:

https://www.facebook.com/Ag%C3%AAncia-Congonhas-de-Noticias-de-Ilicinea-227878863890839/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário