sexta-feira, 23 de abril de 2010

A colheita de café em Ilicinea

;
     A colheita de café em Ilicínea gera no mínimo 1200 empregos diários durante os meses de abril, maio, junho, julho e agosto, sendo 400 carteiras assinadas, segundo estimativas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local. São 952 produtores rurais cadastrados na Emater de Ilicinea. Na agricultura familiar são 800 pequenos agricultores e mais 152 médios produtores que necessitam contratar mão de obra temporária para colheita do café. Duas cooperativas, a COOPAPI (Cooperativa Agropecuária de Ilicínea) e a CAPEBE (Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança) armazenam e comercializam a maior parte da produção de café da cidade.
     É comum neste período faltar mão de obra e os fazendeiros buscam trabalhadores no norte de Minas Gerais para colher o café na época correta, evitando que chegue o período de chuvas sem apanhar os cafés. Muitos nortistas que vem para Ilicínea na safra de café, ficam por aqui e o logo se ajeitam nas fábricas de costuras que é outra grande geradora de emprego. O relevo montanhoso da região favorece uma maior geração de emprego neste período, pois o uso de máquinas para apanhar café aqui é usado em escala menor, já que a máquina só trabalha em locais planos ou de fácil acesso substituindo muitos  trabalhadores. Mas a derriçadeira de café manual que trabalha por aproximadamente 4  pessoas não impede o trabalho nos locais de ladeira e de difícil acesso.   
     Houve uma melhora no transporte coletivo de trabalhadores que durante anos foi de trator e caminhão. Hoje de acordo com a lei somente pode ser feito por ônibus, vans ou automóveis que dê o mínimo de segurança. A vigilância sanitária também exige que todas lavouras de café tenham refeitórios e banheiros ecológicos para os trabalhadores. Mas por mais que haja fiscalização a maior parte dos cafeicultores não cumprem as exigências estipuladas atualmente. Ainda é comum o transporte de trabalhadores fora das normas.
     Assim como a máquina vem a substituir o homem na lavoura, o MULTIRÃO foi substituído pela MARCA. O MULTIRÃO, raro nos dias de hoje, acontecia numa época que faltava mão de obra e as pessoas todos os sábados reuniam-se em uma lavoura de um pequeno agricultor com o objetivo de auxiliar na colheita, sem remuneração e de voluntário.Um almoço caprichado com muita fartura era oferecido aos trabalhadores, e no fim da tarde comes e bebes. Na época de meu avô costumavam comemorar com os famosos bailes na roça. Já a MARCA é um trabalho em conjunto da agricultura familiar, ou seja, cada dia o grupo de agricultores reúnem na lavoura de um pequeno agricultor barganhando dias de trabalho, um modelo onde a colheita planejada diminui os custos de produção, gerando maior rentabilidade ao homem do campo.

 

    Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos.




sexta-feira, 16 de abril de 2010

Festa de São Benedito em Ilicínea



    Organizado pelo terno de Congo Santa Efigênia, Terno de Moçambique São Benedito, CAC São Benedito e Padre Antônio Claret de Carvalho, a festa de São Benedito começou dia 11 e termina dia 25 de abril 2010. A Congada de São Benedito em Ilicínea começou com a iniciativa de Alfredo Benedito Santana(Alfredão) e Francisco Ananias em 1983, ano de inauguração da Capela São Benedito  no bairro de mesmo nome. As apresentações duraram apenas dois anos. Após 22 anos, Moacir Batista da Silva (Moacir Bó)  e Anailson Santos, reativaram a festa no bairro.

     Veja o roteiro da festa: dia 11 de abril iniciou-se a festa com o levantamento dos Mastros: São Benedito, Santa Efigênia, São Domingos e Santo Antônio de Categero. Logo após, a Congada apresentou-se nas ruas do Bairro. Do dia 11 a 19 de abril são dias de reza do terço nas casas da comunidade São Benedito. Dias 20 e  21 de abril, reza do terço na Capela São Benedito. Nos dias 22,23 e 24 de abril às 19 horas, Tríduo em honra a São Benedito na Capela sendo que dia 23  Celebração Eucarística. Dia 25 às 15 horas haverá procissão pelas ruas da comunidade, com a Imagem de São Benedito. Acontecerá  animado leilão de 22 a 25 de abril. Nos fins de semana haverá dança da Congada e Moçambique. O Moçambique é uma dança de origem africana com versos em louvor a São Benedito. São  danças próprias da festa de São Benedito: Moçambique, Ticumbi,Marujada, Jongo e a Dança dos Congos também chamada de Congadas.

     De acordo com a Wikipédia, algumas versões dizem que São Benedito Nasceu na Sicília, Itália, em 1524, no seio de família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia.Outras dizem que ele era escravo capturado no norte da África. Reverenciado e amado no Brasil inteiro, é um dos Santos mais populares do país, principalmente entre a população de origem africana, que os associa aos padecimentos do negro brasileiro. São Benedito, o padroeiro dos Cozinheiros faleceu aos 65 anos, em 4 de abril de 1589, em Palermo na Itália. O documentário de  São Benedito está na wikipédia no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Benedito .
Matéria de Vítor Eugênio.
   

sábado, 10 de abril de 2010

Vila Vicentina de Ilicínea tem novo presidente



      

     De acordo com o estatuto a Vila Vicentina de Ilicínea, foi fundada em 09 de setembro de 1947. Reuniram-se na Casa Paroquial os membros convidados e desejosos de fazerem parte da Sociedade de São Vicente de Paulo, sendo lavrada a ata de fundação da Sociedade. A entidade é uma associação civil de direito privado, filantrópica, beneficente, caritativa e de assistência social, sem fins econômicos, com personalidade jurídica distinta de seus membros denominada OBRA UNIDA. A Obra Unida está vinculada estatutariamente ao Conselho Central de Boa Esperança e Conselho Metropolitano de Pouso Alegre, na forma de Regulamento da SSVP no Brasil. Tem por finalidade a prática da caridade cristã no campo da Assistência Social e da promoção humana, com objetivo de assistir e abrigar idosos de ambos os sexos e dar assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, em condições de liberdade e dignidade, visando a preservação de sua saúde física e mental. A OBRA UNIDA presta assistência gratuita aos reconhecidamente pobres, e abriga idosos de ambos os sexos, dentro dos princípios da legalidade, sem distinção alguma quanto a raça, cor, sexo, condição social, credo político ou religioso e quaisquer formas de discriminação.De acordo com as possibilidades a Vila também ajuda as pessoas carentes nos diferentes bairros da cidade doando cestas básicas.
     A hierarquia da SSVP no Brasil é estabelecida pela seguinte ordem: 1- Conselho Nacional do Brasil, órgão normativo cujo âmbito é nacional. 2 – Conselho Metropolitano, órgão representante do Conselho Nacional do Brasil, orientador e fiscalizador de âmbito regional.  3 – Conselho Central, órgão executivo com âmbito em áreas delimitadas. 4 – Conselho Particular, órgão de união das Conferências com âmbito local. 5 – Conferências, grupos de vicentinos organizados em área de diferentes setores comunitários. 6 – Obras Unidas, Unidades Vicentinas destinadas a atender finalidades especificas complementares às atividades das conferências.
     Dia 25 de março de 2010, Eldiney Ferreira de Sousa, funcionário dos Correios foi eleito presidente da Vila Vicentina de Ilicinea, vencendo Antonio Cândido Sobrinho (Antonio Freitas). Para ser presidente da Vila Vicentina o candidato deverá ter pelo menos dois anos ativos e ininterruptos de vicentino. O mandato é de dois anos podendo ser reeleito por mais dois anos. A nova administração da Vila São Vicente de Paulo de Ilicínea ficou assim: Presidente: Eldiney Ferreira de Sousa, Vice-presidenta: Maria Cleusa de Oliveira, primeiro tesoureiro: Antônio Freitas, segundo tesoureiro: João Batista Maia, Primeiro Secretário: Luis Fernando Ferreira, Segundo secretário: Cristina Freitas Oliveira. Conselho fiscal titulares: José Milton de Oliveira, Geraldo Vilela Damasceno, Jair Esteves Vilela e suplentes: José Cristiani, José Lourenço Vilela, e Vítor Eugênio de Melo. O Conselho Fiscal fiscaliza e a Assembléia aprova as contas da Vila Vicentina. A Assembléia é constituída dos seguintes membros: 1 - Presidente do Conselho Particular (José Nicodemos de Oliveira). 2 - Conselho Central de Boa Esperança. O Conselho Particular coordena os grupos de conferências: São Vicente de Paulo, São Camilo de Leles, Santa Rita, São Francisco de Assis e Nossa Senhora de Aparecida.Para ser conclamado Vicentino é preciso freqüentar reuniões todos os Domingos pelo menos seis meses seguidos, sendo que todo Vicentino é voluntário.
     O novo presidente da Vila Vicentina de Ilicínea, Eldiney, tomou posse em 06 de abril de 2010 e tem um grande desafio a enfrentar já que a entidade encerrou 2009, com um déficit de 7000(sete mil reais). Para cobrir o déficit foi preciso vender uma casa à rua José Leopoldino Mendes. A Vila é mantida com ajuda dos idosos que vivem nela, com aluguel de um imóvel à rua direita e colaboração da população. Os bens da entidade são os seguintes: a sede, um automóvel e um clube de aluguel à rua direita 51. O presidente eleito precisa correr atrás de receita para não vender os bens da entidade, mas começa o mandato com uma ajuda da Prefeitura Municipal de Ilicinea, aprovado pela Câmara Municipal de Ilicínea no valor de 1000,00(mil reais por mês). São oito funcionários cuidando de 20 idosos com uma despesa anual de 119000,00(cento e dezenove mil reais). A proposta de Eldiney é criar os sócios contribuintes e promover eventos para atingir receita compatível com a despesa. No princípio a Vila foi mantida com ajuda dos fazendeiros. A grande esperança de aumentar a receita está no sítio doado por Monsenhor Francisco Figueiredo (um dos fundadores da Vila) que se encontra em processo de inventário nas mãos do judiciário, não podendo no momento usufruir o mesmo. Mas o maior sonho do presidente eleito é construir um prédio novo para Vila Vicentina São Vicente de Paulo de Ilicínea.
     Os Vicentinos de Ilicínea tem uma agenda muito especial. Neste mês, vão participar do encontro de Vicentinos de todo Brasil em Aparecida do Norte nos dias 24 e 25 de Abril de 2010.O presidente eleito espera trazer novas experiências que possam contribuir na administração dele. Eldiney já fez algumas visitas as Vilas Vicentinas da região e salienta que em todas as visitas percebeu como estão bem estruturadas as entidades que conheceu. Com isso ele reafirma a necessidade de construir instalações modernas na Vila Vicentina de Ilicínea, para dar condições dignas aos internos que lá residem.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos.




sexta-feira, 2 de abril de 2010

Subindo até o Cruzeiro na Serra do Serrote em Ilicínea

-->
-->
     Hoje Sexta-Feira Santa, dia de jejum e abstinência de carne e dia da Procissão do Enterro.Lembro da minha infância que toda Sexta-Feira da Paixão uma multidão de pessoas iam a pé buscar leite nas fazendas de madrugada.Naquela época ninguém vendia leite neste dia. Era comum doar o leite, o que raramente acontece nos dias de hoje.Fui muitas vezes com o meu pai buscar leite na fazenda Catete, do Zé Leite. Também no Sábado Santo, outro sinal de união e partilha entre as pessoas, meu pai matava um porco e minha mãe distribuía um pedaço de carne para cada vizinho, sobrava a gordura e um pouco de carne. Tradição antiga onde as pessoas dividiam o que tinham.
     Meu avô dizia que Sábado da Aleluia, é dia de muita alegria, festa e comemoração, às vezes alguns até ultrapassavam os limites. Como devoção, ficavam sem comer carne toda a quaresma e muitos nem faziam a barba até chegar o Sábado Santo. Hoje acabou o respeito e em plena Sexta-Feira Santa fazem baile, ignoram a tradição e não esperam o Sábado da Aleluia para comemorar, tudo pelo dinheiro que está fazendo a cabeça das pessoas. A Campanha da Fraternidade 2010 traz como tema ECONOMIA E VIDA e alerta que não podemos servir a Deus e ao Dinheiro.
     No início dos anos 90 consolidou -se em Ilicínea a tradição de visitar a Serra do Cruzeiro para rezar na Semana Santa, aumentando o número de fiéis a fazer o percurso. A Serra do Serrote, além do Cruzeiro, tem uma mirante de Nossa Senhora Aparecida, cujo atrativo principal, acontece na noite de Quinta-Feira Santa para Sexta-Feira da Paixão. Na virada da noite, os fiéis seguem até o alto da serra em procissão rezando. Durante toda a noite pessoas subindo e descendo a serra. Outros preferem a sexta-feira durante o dia. Os jovens aproveitam a oportunidade e aguardam o pôr do sol, uma maravilha que também vale a pena. Nos dias de hoje aproximadamente cinco mil pessoas visitam a Serra do Cruzeiro na Semana Santa.    
     A atração de fiéis para a Serra do Serrote começou em 1953 por meio de Monsenhor Francisco, os Missionários Padre Mário e Padre Virgílio com os devotos que subiram a montanha levando a cruz. A cruz de madeira foi destruída com fogo no inicio dos anos 80. No local construiu uma cruz de cimento e foi inaugurada com uma Missa nas Santas Missões de 1982.  Monsenhor Francisco providenciou também a construção da Capela, contou-me Zé Prexedes que na época foi um dos que participou da construção da obra como auxiliar de pedreiro. Outra atração turística da montanha, a Mirante do Serrote foi construída em 2003 pelo Município de Ilicínea.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Dione Costa