Em 12 de Fevereiro de 1984 à Praça Padre João Lourenço Leite número 129 (hoje Salão Paroquial), às 13 horas, reuniram-se de livre vontade com fito especial de fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicínea nos termos da legislação em vigor, as pessoas físicas, cujos nomes, idades,estados civis e categorias profissionais constam da relação nominal 1108(um mil e cento e oito) todos residiam em Ilicínea. Foi aclamando diretor dos trabalhos o senhor Jose de Oliveira Ruela que convidou para secretariá-lo e lavrar a Ata de Fundação a senhora Adetildes Moscardini Damasceno, e a Assembléia indicou o senhor João Balbino de Andrade e Valnísio Damasceno para Escrutinadores.
Constituída a mesa de fundação, o Estatuto foi discutido, elaborado e aprovado por unanimidade em votação por Escrutíneo Secreto. Após a votação suspendeu a seção por 30 minutos para apresentar as chapas à mesa. Apurada a votação por Escrutíneo Secreto o resultado ficou assim: Presidente: José Nicodemos de Oliveira. Secretário: Silvio Ribeiro de Lima. Tesoureiro: Armando Cardoso. Suplentes da diretoria: João balbino de Andrade, Delcídio Camilo Silva e Jose Rosa Camilo. No dia 13 de Fevereiro de 1984 o prefeito Joaquim Pio da Silva reconheceu os eleitos como diretores e fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicinea. O idealizador da fundação foi Monsenhor Francisco Figueiredo que convidou José Nicodemos de Oliveira o Zezão (na época Ministro da Eucaristia) para fundar a entidade e sinalizou apoio a ele. Outro grande incentivador foi Geraldo Santos, vereador e professor na época. Antes da fundação Rômulo Campos, Orientador Sindical da FETAEMG preparou os candidatos por seis meses.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais é uma entidade sindical de 1º grau constituída para fins de estudo coordenação, proteção, representação, defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais profissional dos trabalhadores rurais integrantes do plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. O sindicato também celebra acordos, convenções ou contratos coletivos de trabalho. Mantém os serviços de assistência para seus associados, principalmente judiciária. Promove a conciliação nos dissídios coletivos ou individuais de trabalho.
Com sede a rua 12 de outubro 351, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicínea, atende diariamente média de 30 pessoas. São 200 associados ativos e conta em seu quadro efetivo com dois funcionários: Nirlei Cristiani, gerente administrativo trabalha há doze anos e Magali Alves Silva, secretária do escritório completou nove anos de serviços prestados ao sindicato. A diretoria atual começou o mandato em 2009 e encerra em 2012. A eleição acontece a cada quatro anos. O presidente é Antônio Geraldo Neto, filiado ao sindicato desde a fundação, mas pela primeira vez chegou a presidência. A entidade sobrevive somente com uma taxa administrativa cobrada dos associados e pela prestação de serviços a terceiros. O balanço anual encerra sempre com as contas em dia. A maior demanda do sindicato atualmente é a demanda Previdenciária e o PRONAF que chega a 1000 produtores, mas também atende o Credito Fundiário e o programa do governo Luz Para Todos. O mês de Maio reserva uma data importante ao homem do campo, pois no dia 25 comemora-se o dia do Trabalhador Rural.
Matéria de Vítor Eugênio.
sou suspeita para elogiar, pois adoro esse tipo de noticia, mas de qualquer forma parabens pelo empenho em divulgar as noticias de nossa cidade.abraços
ResponderExcluir