quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O canto das Cigarras em Ilicinea


     Em Ilicinea no Sul de Minas, entre os meses de setembro e outubro, é comum um show de uma orquestra da natureza que não desafina e repete dia e noite um som mágico e ensurdecedor capaz de despertar qualquer pessoa, ¨o   canto das cigarras¨. As cigarras produzem um som estridente e são notáveis devido a cantoria entoada. De acordo com a Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cigarra: ¨ as cigarras masculinas começam a cantar com um ruído zumbido agudo e alto para atrair as fêmeas¨. Este período é conhecido como revoada , quando elas saem do chão todas as mesmo tempo , para acasalamento e postura de ovos.
     As cigarras  estão por todas as partes da cidade, mas o local de maior concentração  é no jardim à Praça Padre João Lourenço Leite em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Entretanto é na zona rural em que elas provocam estragos.   Pelo lado positivo, a cigarra serve de alimentos para predadores como os pássaros, mas por outro lado é negativo por que são pragas para algumas culturas especificamente na região ataca a lavoura de café. Para controlar a praga são utilizados inseticidas, mas houve uma inovação tecnológica, o equipamento ecospray que funciona com armadilha sonora para capturar as cigarras sendo um manejo preventivo  quebrando o ciclo reprodutivo na época da revoada,  conforme dados disponíveis no  site Idéias Máquinas Agrícolas  com  link: http://www.maquideia.com.br/ecospray .
   Existem duas lendas antigas no Município, uma diz que as cigarras cantam até morrer, e a outra diz que quando  as cigarras cantam  vai chover. Mas também há um fato curioso em Ilicínea, dizem que alguns pescadores usam a cigarra como isca para pescar. Um amigo já falecido chamado Garcia gostava de pescar e espalhou pela cidade que comprava cigarras para pescaria. As crianças passaram a capturar o inseto com este  objetivo, mas nem ele e nenhum outro pescador até hoje compraram  cigarras para pescar. Entretanto capturar cigarras,  virou uma divertida  brincadeira das crianças de Ilicinea no período da revoada (setembro e outubro).  Este pescador era divertido e me contou um fato interessante: Certa vez na pescaria, queria fumar um cigarro de palha, tinha o fumo, mas esqueceu  a palha em casa. Na carteira só tinha uma nota de cinqüenta reais, como  estava desesperado de vontade de fumar pegou a nota enrolou o cigarro e fumou. Este é o preço do vício. Você também faria isso?
Reportagem de Vítor Eugênio.
 Vídeo com o Canto das Cigarras

Nenhum comentário:

Postar um comentário