domingo, 20 de outubro de 2013

Mauro Morais, um poeta Ilicínense



     O professor, escritor e poeta Mauro José de Morais, filho de  Antenor Eugênio de Morais Filho e  Ivone Mendes Morais (Márcia) nasceu em Ilicinea, dia 26 de novembro de 1955. Aos sete anos de idade entrou na escola e tomou grande amor pelas letras, sempre lendo e começou a escrever desde pequeno. A poesia sempre lhe fascinou, assim como as trovas, contos e crônicas, e atualmente tem aproximadamente 4500 poemas, centenas de contos, crônicas e trovas. Estuda genealogia, sendo ainda pesquisador e tem como meta lançar outros livros de genealogia de família, homenagens a Ribeirão das Neves, auto-ajuda, causos e poesias.
    Em 2012, recebeu o título de Cidadão Honorário de Ribeirão das Neves, cidade onde ele reside desde 1983, sendo funcionário Público Municipal há 30 anos. Ocupou diversos cargos no Município e sempre procurou deixar uma contribuição social e cultural em sua segunda terra natal. O professor Mauro Morais trabalha também em escola de rede estadual de ensino. Em 1.999, fundou e foi eleito Presidente da Academia Nevense de Letras – ANEL, modificando-a em 2005, para Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes – ANELCA, hoje ocupada por 100 ( cem ) cadeiras, entre escritores, cientistas e artistas nevenses.
     O professor Mauro Morais também é Acadêmico da Academia de Letras do Brasil – ALB, - Seção Minas Gerais, Acadêmico da Academia de Letras do Brasil – ALB/Subseção MG. Foi indicado para Presidente Pré Tempore da Academia de Letras do Brasil da Região Metropolitana da Grande Belo Horizonte. Foi eleito Vice-Presidente e fundador da Academia Ilicinense de Letras e Artes (AILA) de Ilicínea (MG). Lançou os livros: Momento no Papel, Trilhas e Sentimentos, Plantando Esperança (Coletânea de alunos), Despertando Sonhos, O Colecionador de Lápis, Alma Nevense, Emoções, Ribeirão de Poesias, além de ter produzido trabalhos técnicos: Diagnóstico de Florestal (MG) e O Lazer em Ribeirão das Neves – Qual é o Problema? (Monografia). Participou do cd literário Oise, onde declama dois poemas. Na data de Fundação da AILA , lançou em Ilicínea , a sua 8ª obra literária ¨Ribeirão de Poesias¨.
   Mauro Morais, foi condecorado com o título de membro da IWA – International Writers And Artists Association, com sede nos Estados Unidos, quando a sua Presidenta Teresinka Pereira, embaixadora e representante do Parlamento dos EUA, pelo Estado de Ohio, esteve no Brasil e o homenageou num evento solene, na Curadoria do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, no ano de 2.005. Posteriormente recebeu a diplomação e a medalha “Ary Braz Lopes“, que lhe foi outorgada pela Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Recebeu ainda, o título de Sócio Honorário do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, sendo ainda Sócio Correspondente da Academia Dorense de Letras de Boa Esperança – Minas Gerais. Recebeu em 2008 a medalha comemorativa do 47º Aniversário da Academia Mineira de Trovas – AMT, em 2009, o Título de Humanista Honoris Causa em Língua Portuguesa, que lhe foi concedido pelo Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, em 2010, foi eleito como membro da entidade “Poetas Del Mundo”, Troféu Carlos Drummond de Andrade (Itabira-MG), Medalha Tomás Antônio Gonzaga (Ouro Preto-MG), entre outros. Em agosto de 2013 recebeu o diploma Mérito Presidente Juscelino Kubistchek, concedida pela Academia Brasileira de Medalhística Militar – ABRAMMIl.
Reportagem : Vítor Eugênio.
20 de outubro é dia do Poeta. Confira os Feriados e eventos cívicos do dia 20 de outubro no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/20_de_outubro



Nenhum comentário:

Postar um comentário