sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Flor de outubro uma delícia na culinária Ilicinense


       Entre tantas plantas  que  florescem  no mês de outubro existe uma  especial que além de ser uma  flor ornamental é  muito bonita e  um prato delicioso. A planta de nome iuca é imponente com caule longo e folha firme em formato de espada com vigoroso  espinho na ponta,  apresenta grandes cachos de  flores brancas e delicadas, desenvolvidos  em hastes longas .   Em Ilicínea no Sul de Minas Gerais  é  conhecida também  como campainha ou flor de outubro, por que ela floresce neste mês do ano, podendo ser encontrada isoladamente  nas beiras de estradas. No inicio da primavera já começa a aparecer os primeiros cachos. Meu pai Lázaro Eugênio de Melo aos 83 anos informou que seus avós diziam que os  índios se alimentavam da flor desta planta. 
       A planta ornamental é cultivada  em Ilicínea nas  divisas dos sítios servindo de cerca viva, mas dois agricultores cultivam ela em escala comercial, Benedito Cirineu Firmino (Dito Firmino) com   500 pés plantados  e Sebastião Alves Rodrigues(Tião Gustinho) 200 pés. Os dois agricultores são vizinhos com lavoura  na saída para Passos.  Dito Firmino há   oito  anos passou a cultivá-las com  fim comercial sendo o pioneiro neste tipo de comércio na cidade. Tião Gustinho está  há 4 anos no ramo, e em 2010 passou a comercializá-la   aos domingos na feira à  Praça Padre João Lourenço Leite  em frente a Igreja Matriz. 

      Para quem não conhece e queira experimentar  este delicioso prato segue a  receita: dois pratos cheios  de flor de iuca  picada, um cubo de caldo de galinha, cheiro verde, pimenta do reino, pimenta vermelha e farinha de milho. Modo de fazer: doure a cebola  e refogue a iuca, coloque meio copo de água quente, o caldo de galinha e os outros temperos. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau e por último coloque a farinha de milho e sirva ainda quente. Receita cedida por Roseny Alvarenga.

Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Dione Costa e Vítor Eugênio.






Um comentário:

  1. nossa...que delícia de lembrança da minha infância essa flor me dá!!! adorava comer iuca...saudadesssssssss.

    ResponderExcluir