sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Feira de Ilicinea uma opção de compras aos domingos


   
  Em Outubro de 2005 a coordenadora do Programa de Saúde da Família de Ilicinea, Maria Aparecida Oliveira Gonçalves e a  enfermeira chefe do PSF  do Rosário,  Ângela Cristina Dias Oliveira reuniram-se com os agentes de saúde daquele bairro  com objetivo de apresentar proposta e ouvir sugestões  sobre como comemorar a semana da alimentação  mostrando  para as pessoas a importância da alimentação saudável. Na reunião a agente de saúde Aida Vilaça, sugeriu convidar os produtores rurais para expor os produtos agrícolas na praça central da cidade, sendo que está exposição  poderia se transformar em uma feira, com a proposta de incentivar a alimentação saudável valorizando os produtos sem agrotóxicos produzidos na região. No projeto foi incluído o artesanato como meio de incentivar  os pacientes da saúde mental  e demais artesãos da cidade a  expor seus trabalhos.
     Para materializar a sugestão apresentada no PSF  do Rosário, Maria Aparecida Oliveira Gonçalves e Ângela Cristina Dias Oliveira, reuniram-se com os produtores rurais de Ilicínea na Emater,  apresentaram a proposta e  fizeram o convite  para eles  expor os produtos agrícolas com possibilidades de tornar-se uma feira. No início a maior  dificuldade de implantar o projeto foi a falta de barracas. Uma parceria firmada com Secretária de Assistência Social e a Escola Municipal Professor Ismael Silva possibilitou o empréstimo de  mesas para exposição de alimentos  e artesanatos aos domingos. Marcos Aurélio da Silva (Marquinho Flauzino) e Hélio Fernandes de Oliveira na época funcionários da prefeitura de Ilicinea foram dois colaboradores que transportavam as mesas em um trator emprestado pelo Município.  O prefeito Silvio Ribeiro e o vice Zezão reconheceram a importância do empreendimento apoiaram, incentivaram e acompanharam a etapa de implantação fazendo visitas diárias a feira  oferecendo o suporte necessário.Outra parceira a Emater  passou a fornecer  sementes gratuitamente aos agricultores como meio de valorizar a iniciativa, incentivar e fortalecer os feirantes. 

     A feira foi instalada à Praça Padre João Lourenço leite, próximo a prefeitura e transferiu-se para  frente a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida com funcionamento aos domingos na parte da manhã, sendo   muito visitada devido a diversidade e a qualidade dos produtos oferecidos. Hoje com barracas e bancas próprias os feirantes aproveitam para  ganhar um dinheiro extra e aumentar suas rendas. Salvador Zarias, José Ademir de Silva e Maria Lucia Damasceno feirantes de produtos agrícolas e Maria Inês Rodrigues com exposição de artesanatos  continuam  firmes desde a implantação da feira até dos dias de hoje. 
     Minha esposa Roseny Alvarenga também foi uma das primeiras a expor artesanatos. Na época nosso filho Vinicius Eugênio com apenas 5 anos queria ganhar seu dinheiro também e pediu para vender alguma coisa na feira. Então eu, Vitor Eugênio passei a ajudá-lo a vender maças do amor e assim o incentivamos a ganhar o dinheiro honestamente. Para mim foi um momento marcante, ver no Vinícius a iniciativa de pensar no trabalho ainda nesta idade, mas o que mais me chamou a atenção foi a astúcia de meu filho, pois quando ele queria comer uma maça do amor, pedia para mãe dele comprar uma pra ele.
Matéria de Vitor Eugênio.
Fotos de Dione Costa.





Um comentário:

  1. Oi Vitor fico feliz com a materia,na verdade é um reconhecimento para nós agentes de saude q muitas vezes somos taxados como pessoas que nao fazem nada..isso é apenas um dos nossos projetos que deram certo nesses 10 anos que trabalho como agente de saude nesse municipio.estamos a disposiçao caso precise de ajuda qto aos nossos projetos!valeu mesmoo muitoo boa sua iniciativa!

    ResponderExcluir